Débora Saraiva é empreendedora, articuladora social, educadora e musicista residente há 9 anos em Paraty/RJ. Educadora de música na Escola Comunitária Cirandas, projeto socioeducativo do qual foi co-fundadora e onde também atua no planejamento e gestão através do modelo sociocrático. Conduz também uma oficina de percussão com foco no aprendizado dos ritmos afro-brasileiros e no fortalecimento das redes solidarias entre mulheres de Paraty, Grupo Mutuan, e na escola Municipal do Quilombo do Campinho.
Atua diretamente na articulação de redes de apoio e solidariedade em situações de emergência social e violência contra mulheres.
Nas produções audiovisuais destacam-se uma série de 06 DVDs de histórias sobre as cosmogonias do povo Yawanawá, contadas por um dos mais antigos e importantes pajés do Acre, Yawa. Junto ao povo guarani Mbya, produziu e fez a direção do documentário “Nhemongarai: a força da semente”, que se propõe a registrar a maior festividade do povo Guarani Mbya e o longa-metragem “Montanha”, uma
pesquisa de cinco anos junto ao povo Guarani Mbya da aldeia Araponga, localizado na região de Paraty. Os filmes estão na ultima etapa de finalização e também tem a Saúva como parceira.
Através do PAFE Paraty (Programa de Apoio à Formação de Educadores) cursa Licenciatura em Sociologia.
Umas da ações que está a frente é o Mutuan: grupo de mulheres de Paraty. Através de oficinas percussivas, canto, dança, intercâmbios e trocas. Mulheres caiçaras, cozinheiras, faxineiras, professoras da rede publica, mães solo, artistas plásticas, indígenas, bailarinas, psicólogas, lideranças comunitárias, mulheres que são lideranças e atuam nas principais frentes de apoio do município. Atualmente são 60 mulheres no Mutuan.
Débora Saraiva também é parceira da Escola Criativa de Mulheres, iniciativa que passou a compor a Rede Saúva Jataí em 2023.
Instagram: @deborasaraivapercussion