QUEM SOMOS

Uma introdução SAÚVA JATAÍ

Os insetos são formas de vida diminutas, mas de impacto significativo. Formigas e abelhas provocam encontros com outras espécies e atuam de forma sincronizada, “antenada”, cooperativa na interação com o ambiente. Uma inspiração.

A Saúva e a Jataí nasceram do desejo de co-laborar com outras iniciativas interessadas em criar novas formas de viver e prosperar. Para suspender o céu que ameaça cair, vamos precisar tecer uma rede de apoio mútuo, uma geodésica onde as forças estão distribuídas e cada singularidade é fundamental para a integralidade do todo comum. Padecemos desse pertencimento, e acreditamos que os encontros com os outros “seres” dessa teia podem formar o mutirão necessário para um plantio fértil daquilo que queremos alimentar no mundo.

Atuamos a partir da perspectiva que chamamos “Economia do Ciclo Espiral”. Não é um modelo, na medida em que não existe uma meta definida, mas uma experiência cheia de sentido. Buscamos estabelecer relações que permitam que todos alcancem a autossuficiência, sem para isso concentrar recursos e produzir externalidades. Que estejamos juntos movidos pela alegria de fazer parte desse mutirão!

SAÚVA

A Saúva é uma associação sem fins lucrativos criada para colaborar com outras iniciativas sem fins lucrativos. Assim, investe em projetos e empreendimentos motivada por:

Todos os seus investimentos são norteados pelo princípio da Venture Philantropy. Isto significa que buscamos superar o modelo de assistencialismo dependente. A ideia é promover a sustentabilidade, a autonomia e a circularidade desses projetos e empreendimentos. Para tanto, três pilares sustentam nossas ações:

A Saúva coopera, portanto, com diversas iniciativas sem fins lucrativos presentes neste portal.

JATAÍ

É possível outras formas de relações econômicas!

Um ambiente que compreenda os fatores ecológicos como premissas sociais, e estas como geração de saúde coletiva. A economia formulada neste terreno será tão próspera quanto mais saúde souber cultivar nas relações tecidas.

Uma prática em que os empreendimentos envolvam todos aqueles afetados direta ou indiretamente pela ação, para pertencerem e participarem das operações com igual importância, coletivizando os resultados.

Uma experiência em que não há espaço para verticalização econômica, mas uma lógica em espiral, em que as ações e os resultados crescem e se ampliam no tempo.

É para trilhar esse caminho que a Jataí foi fundada.

Uma empresa de investimentos inclusiva. A Jataí é uma gestora de investimentos regulada pela CVM-Comissão de Valores Mobiliários que tem como propósito investir em projetos, pessoas e iniciativas regenerativos e distributivos por concepção. Esse veículo de investimentos busca ressignificar o conceito de retorno econômico. Os investimentos são efetuados em projetos que considerem a ecologia como premissa para as decisões de negócios, que gerem impactos positivos sociais e ambientais, que ampliem a circularidade econômica, eliminando as externalidades geradas por suas ações. Formada por pessoas de várias áreas, executivos do mercado financeiro e investidores, a Jataí é uma inciativa que tem por objetivo contribuir para a criação (e reformulação) de negócios e práticas econômicas alinhadas a quatro princípios:

ESG: todas as iniciativas devem se ater a valores e critérios éticos de harmonia com o meio-ambiente (environment); com a sociedade (social); e com sua própria estrutura de governança (governence). Em outras palavras, todos os investimentos devem incorporar essas questões como critérios de análise, prezando, de forma igualmente central, tanto por seu lucro quanto pela sustentabilidade e desenvolvimento dos fatores externos.

Regenerabilidade: todas as iniciativas devem incorporar o sentido da regeneração do planeta. Isto significa não apenas evitar danos que poderiam advir do próprio empreendimento, mas de construir uma relação com o entorno que seja de regeneração ambiental (como reflorestamento de áreas devastadas ou recuperação hídrica de mananciais, por exemplo), e de redução das desigualdades sociais, em escala local e global.

Redistribuição: o modelo econômico implementado pela Jataí prevê o conceito de distribuição econômica desde a concepção das iniciativas, de forma descentralizada e independente. É premissa o equilíbrio de distribuição de resultados, de energia e de valor entre os diversos agentes das cadeias de valor onde essas ações estão ocorrendo.

Venture Philantropy: por fim, todas as iniciativas que se alinhem a práticas filantrópicas devem superar a relação tradicional de assistencialismo e dependência, a fim de promover, junto aos parceiros, uma perspectiva de sustentabilidade, independência e autonomia. Para tanto, os investimentos pressupõem contínua mensuração de resultados, estudo do tipo de financiamento necessário em cada etapa e suporte, para além do financeiro, por meio de processos.

Diversos negócios e projetos já fazem parte dessa ampla rede de atuação em economia circular e regenerativa nos setores de educação, cultura, gestão de investimentos, turismo, tecnologia, serviços, financeiro, alimentos, distribuição e logística, esportes, indústria em geral, comunicação, dentre outros.

Nesse portal, você encontrará as iniciativas em que atuamos direta ou indiretamente.

*as ilustrações em aquarela, desta página, a formiga Saúva e a abelha Jataí, são obras da artista plástica Raquel Abreu @rqlabreu e foram doadas ao Portal como incentivo aos propósitos da Rede Saúva Jataí.

Compartilhar: