O Centro de Integração da Serra da Misericórdia (CEM) é uma associação sem fins lucrativos que atua no Conjunto de Favelas da Penha desde 2011. Todo o trabalho é orientado para o fortalecimento da agricultura urbana com base nos princípios e valores da agroecologia, sempre associados às lutas antirracistas e feministas.
O projeto luta pelo direito à cidade produtiva, saudável e sustentável, promovendo a segurança alimentar e nutricional da população, buscando contribuir ainda com a luta pela justiça climática. De mãos dadas com a Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede Cau) e com a Articulação Estadual de Agroecologia (AARJ), o CEM se engaja em um movimento amplo pela agroecologia na favela. Assim o projeto contribui com a manutenção, recuperação e produção de soberania alimentar da área verde da Serra da Misericórdia, e com a disseminação dessa ideia para territórios que vivenciam realidades similares. Hoje o CEM tem como eixos de atuação a educação, a soberania e segurança alimentar, a saúde, a cidadania, a comunicação e a geração de trabalho e renda.

“o CEM é a revolução da terra, a importância do sonhar junto, onde habita o cuidado e autonomia”. Ana Paula Santos, ativista e coordenadora do coletivo CEM.
https://ppad.org.br/coletivo/cem-centro-de-integracao-na-serra-da-misericordia
Instagram: cem_serra_misericordia