Matéria publicada em 14 de maio de 2025.
Receber o diagnóstico de síndrome de Down em um filho pode ser um momento de incertezas, medos e dúvidas. Foi assim para Gabriela Laborda, que em 2015, aos 40 anos, após uma gravidez de alto risco, descobriu que sua filha, Maíra, tinha T21. Na época, ela sentiu falta não só de informações médicas, mas também de acolhimento para enfrentar os desafios sociais. Hoje, sua iniciativa, o CHAT21 (Central Humanizada de Acolhimento T21), já ajudou mais de 3.000 famílias e acaba de lançar o e-book “Cuidando de Quem Cuida” – um guia emocionante e prático para mães e cuidadores.
Da dúvida à ação: como surgiu o Guia
Gabriela lembra que, no momento do diagnóstico, uma pergunta a perseguia: “Como é criar um filho com síndrome de Down em uma sociedade preconceituosa?” Profissionais de saúde não souberam responder, mas a conexão com outras mães a fez perceber a importância de uma rede de apoio. Em 2017, durante um laboratório de inovação social, ela criou o CHAT21, que oferece desde cursos até um pronto atendimento online 24h gratuito.
O novo e-book é uma evolução de materiais anteriores, como os calendários de bem-estar com dicas mensais. “Todo ano a gente faz um material, um conteúdo. Este ano, resolvi aprofundar um pouco mais e fazer um e-book. Com foco nas mães e também pensando nas crianças”, explica Gabriela.

Dentro do E-book as pessoas poderão encontrar reflexões e autocuidado – para ajudar mães a encontrarem momentos de paz no caos do dia a dia; dicas de desenvolvimento infantil – sem pressão ou culpa, com estímulos naturais para a criança; depoimentos reais – frases que Gabriela reuniu ao longo dos anos, “coisas que eu gostaria de ter ouvido no diagnóstico”.
“Escrevi o que eu precisava ler quando minha filha nasceu”, conta.
O xodó do projeto: um quadro de rotina inclusivo
Entre os materiais mais amados do CHAT21 está um quadro de rotina ilustrado, onde todos os personagens têm deficiências diferentes. “Todos personagens têm alguma deficiência: tem criança com prótese no pé fazendo várias atividades, escovando os dentes, trocando de roupa, indo dormir, comer…”, descreve Gabriela.
O processo de criação do quadro apresentou uma surpresa, quando o ilustrador, só depois de contratado, Gabriela descobriu ser pai de um menino autista. “Ele foi desenvolvido por coincidência, depois descobri que o filho dele tem autismo. Mas cheguei nele através do Instagram.”

Como acessar o material?
O e-book foi lançado inicialmente no Instagram (@chat21oficial), onde ainda pode ser baixado comentando “eu quero”. Também está disponível no site oficial (chat21.org.br) e você pode baixar clicando nos ícones abaixo:
E-book Cuidando de quem cuida :
Quadro de rotina :
Informativo de pertencimento :
Calendário de bem-estar da mamãe :
Gabriela ainda planeja reunir todos os materiais do CHAT21 em uma única plataforma, para que as famílias tenham o material todo à mão.
“Na verdade, a mãe só está completa quando a criança está junto. É só pensar nela também”. – Gabriela Laborda, fundadora do CHAT21