Matéria publicada em 2 de agosto de 2023.
A rede agroecológica de agricultores rurais de Jaboticatubas/MG, chamada Associação Amanu , que entrou para as iniciativas apoiadas pela Saúva este ano, abre campanha internacional de arrecadação para o projeto Macaúba. O objetivo desse projeto é promover o reflorestamento de áreas de Cerrado com espécies nativas da região, entre elas a palmeira Macaúba (nome científico: Acrocomia aculeata), e gerar trabalho e renda para mais de 150 famílias de pequenos agricultores através do manejo sustentável do coco Macaúba. O financiamento visa concluir as instalações da agroindústria onde a polpa e as castanhas do coco serão transformados em diversos produtos, como óleo comestível e cosméticos naturais.
A Associação recebe as doações através da plataforma internacional GoFundMe (em inglês) e aceita qualquer valor como colaboração.
Amanu e o Projeto Macaúba
Em Jaboticatubas, que fica próxima a Belo Horizonte/MG, a Amanu realiza projetos de desenvolvimento rural sustentável desde 2008. Um deles é o projeto Macaúba, uma ação comunitária que incentiva a produção sustentável e a geração de renda para pequenos agricultores, preservando vegetação nativa, a cultura, práticas tradicionais e recuperando o ecossistema.






O projeto visa promover o reflorestamento de áreas degradadas do Cerrado com macaúba e outras espécies nativas em sistemas agroflorestais. Além disso, busca promover o beneficiamento do coco macaúba em diversos produtos em uma agroindústria comunitária, o que proporcionará geração de renda para mais de 150 famílias de pequenos agricultores.
Estes agricultores possuem o maquinário e construíram, coletivamente, a unidade de beneficiamento dos produtos da macaúba e outras frutas nativas chamada “Casa Comunitária do Coco Macaúba”. No entanto, para esta agroindústria iniciar o funcionamento, carece ainda da construção de alguns anexos, como escritório, laboratório e balneários.
A meta da campanha é arrecadar 20.000 euros (cerca de 106 mil reais) para cobrir todos os custos envolvidos nesta construção. As doações permitirão finalizar o galpão da agroindústria, começar o beneficiamento de frutas nativas e gerar renda para mais de 150 famílias de pequenos agricultores.
Doe aqui: GoFundMe (em inglês) qualquer quantia!
A Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira nativa do Cerrado. Essa espécie é abundante em Jaboticatubas e faz parte do conhecimento ecológico tradicional e das práticas das comunidades rurais locais. Produzem óleos artesanais extraídos da amêndoa e da polpa dos frutos. Estes óleos servem para cozinhar, como remédio, ou para fazer cosmética e outros produtos.
Para conhecer melhor o trabalho da Amanu:
Instagram: www.instagram.com/raizesdocampojabo
Facebook: www.facebook.com/faceamanu
Youtube: www.youtube.com/associacaoamanu
