Topo

Quilombo Mato Dentro lança feira de produtos tradicionais na própria comunidade

A feira de inauguração ocorrerá no dia 28 de abril às 9h em frente à escola Espiridião Pereira e envolverá dezenas de quilombolas na organização e venda dos produtos.

Todos os produtos que serão comercializados são de produção local, como os banhos de ervas em garrafadas, artesanatos, quitandas que trazem receitas ancestrais, legumes, frutas e hortaliças cultivados dentro do quilombo e especialmente o adubo em base de esterco, de altíssima qualidade, que vem ganhando a atenção de toda a região e clientes. Também serão oferecidos petiscos para o consumo do público durante a feira.

A ação tem grande importância, pois representa o protagonismo do Mato Dentro em mostrar ao mundo a riqueza de seu patrimônio cultural, gerando renda para o fortalecimento da comunidade e de seus moradores.

A parceria com a Saúva está sendo muito importante. Estamos tendo a oportunidade de alcançar nossos objetivos. A partir dessa feira, vamos mostrar ao mundo nossa cultura e ancestralidade. Sabemos que é um caminho muito grande para percorrer, mas temos certeza que estamos preparados.

Darci Sebastião dos Santos, liderança quilombola

A inauguração da feira é resultado do trabalho continuado que vem ocorrendo, desde 2022, dentro do projeto Mato Dentro Mundo Afora apoiado pela Saúva. O projeto tem por objetivo o fortalecimento de um coletivo sustentável e o protagonismo quilombola para geração de renda própria.

Desde o começo da iniciativa, foram realizadas inúmeras ações em grupo: mutirão de limpeza dos quintais, oficinas de agrofloresta, de identificação e uso de plantas e frutas nativas, rodas de identidade, terapia comunitária, intercâmbio entre comunidades quilombolas, eventos de valorização negra, oficinas de culinária e de ervas, cuidado de mudas, produção de adubo e muitas reuniões de organização.

A partir de julho de 2022, foi iniciada a comercialização do adubo do Mato Dentro. Uma compostagem natural que tem por base apenas podas vegetais, estrume de gado e cavalo. São mais de 100 dias para a produção de cada leria de altíssima qualidade, que tem tido grande aprovação dos clientes.

Também é destaque a garrafada: produzido a partir de ervas típicas da região, o banho é preparado dentro de oficinas realizadas pelas próprias mulheres da comunidade, que compartilham entre si saberes ancestrais e receitas dos antepassados.

A inauguração da feira do Mato Dentro contará com a presença de moradores de Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Congonhas, além das comunidades vizinhas. Para abrilhantar a festa, foi convidado o grupo Frutos da África, que realizará um show especial para o evento.

A feira é um marco importantíssimo do projeto. A comunidade se juntou, fez oficinas, reuniu seus saberes ancestrais, receita de avó e pais. Tomaram posse de seu patrimônio cultural e estão compartilhando com as pessoas que irão prestigiá-los na feira. Acreditamos que toda essa riqueza, apresentada nos diversos produtos, tem um caminho grande pela frente, conquistando toda a região

Fernanda Alves de Oliveira, coordenadora do projeto Mato Dentro Mundo Afora

Para mais informações, acesse:

https://www.instagram.com/matodentro_mundoafora

Compartilhar: