O projeto Mato Dentro Mundo Afora, realizado no Quilombo Mato Dentro, em Conselheiro Lafaiete/MG, lança o vídeo de registro da celebração do Dia da Consciência Negra. Este projeto tem como objetivo formar um coletivo de produção sustentável com produtos naturais e originários do Quilombo, frutos da técnica agroflorestal, artesanato e culinária local. A iniciativa consiste em otimizar o plantio nas casas e quintais dos quilombolas para que eles possam, além de diversificar o fornecimento alimentício da comunidade, organizar e promover a venda do excedente. Com isso, ampliar as possibilidades de geração de renda.
O primeiro ano do projeto, que conta com apoio da Saúva, mirou em oficinas de agrofloresta para os moradores; e também no fortalecimento e terapia comunitários. Em 2023, de acordo com Samir Caetano, um dos organizadores do projeto, o Mato Dentro Mundo Afora prepara a melhoria na organização do grupo e a realização de uma feira mensal de produtos agroecológicos e artesanais, com previsão de início em junho. Esta feira será realizada no próprio Quilombo, dentro de um evento aberto para a comunidade e moradores da região de Conselheiro Lafaiete.
Preparo
Nestes próximos meses, de março a maio, o projeto realizará uma série de atividades no Quilombo para aprimorar desde o plantio, a logística, organização da feira, precificação dos produtos, mapeamento das plantas nativas para venda de sementes, ao beneficiamento da produção e de Pancs (Plantas alimentícias não convencionais). O projeto ainda promoverá oficinas de gestão de resíduos sólidos, a fim de melhorar o descarte e reaproveitamento do lixo; oficinas de formação de lideranças e a continuidade da terapia comunitária.
Temos um plano mais ousado para este ano: diversificação das ações na comunidade e maior protagonismo das pessoas, a fim de que estas assumam responsabilidades dentro do projeto. É um ano em que, após a construção de laços de confiança e afetividade no quilombo, estamos fortalecendo o grupo para que todos nós possamos caminhar, lado a lado, construindo uma coletividade autônoma para conquista dos objetivos.
Fernanda Alves, gestora executiva do projeto
Abaixo, você confere o vídeo com o registro da celebração do Dia da Consciência Negra, captado e editado pelo realizador Alexandre Segundo, que traz também uma breve apresentação do Quilombo.