Topo

“Pretagogias de Terreiro, práticas educacionais em casas de candomblé”

A Rede Muda Outras Economias Segue com o projeto “Da Muda a Floresta” e terá mais um encontro imperdível, que faz parte do “Ciclo Outras Economias”.

Nessa conversa, vão nutrir outras fabulações ancestrálicas, confluentes do tempo-espaço que estão criando. A aventura está a pleno vapor e a roda vai continuar girando e acendendo sóis!

Vão refletir sobre o terreiro como dimensão de fazeres encantados, de processos e experiências mágicas, que sistematizam a “Pretagogia”, uma tecnomagia de ponta, sofisticada e complexa que tece a poética da vida. Inspirados também nas artes como elemento da vida, fruto do enlace generoso das individualidades coexistentes, numa escuta acolhedora em comum- unidade.

Preparem os corações, pois será um dia especial, abençoado e cheio de Axé! Banhado pelas águas de Oxum e alafiado com as flores que curam, do velho Omolu. As convidadas são: Vanda Machado e Wanda Araújo, numa conversa sobre “Pretagogias de Terreiro”, práticas educacionais em casas de candomblé.

Vanda Machado é ​, mulher negra, avó, Ebomi do Axé Opô Ilê Afonjá de Salvador, Doutora em educação pela UFBA, militante da luta anti racista na diáspora e intelectual orgânica de alguns dos movimentos mais ambiciosos e construtivos do Brasil.

Wanda Araújo (Yá Wanda d’Omolu) é Yalorixá do Ylê Asè Egi Omin. Mulher negra, ativista na luta antiracista, educadora e jornalista. Vem pesquisando as corporalidades e a memória no candomblé, com foco nas questões do feminino ancestral nas culturas de matrizes afro-centradas e seus processos diaspóricos.

Todos pedem a bênção às que vieram antes, pisaram esse chão e são referências para os valores que fundamentam essas práticas.

Para assistir, acesse o canal YouTube.com/mudaoutraseconomias ou @mudaoutraseconomias.

Esse evento é patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros. www.goethe.de/hilfsfonds

Compartilhar: