Topo

Por que trocar cosméticos líquidos por sólidos?

Faz algum tempo que começamos a ouvir sobre xampus e condicionadores sólidos. E a cada dia são mais ofertas e mais pessoas interessadas no assunto. Podemos dizer que estão na moda. Mas, afinal, porque devemos trocar os cosméticos líquidos, com os quais já estamos acostumados, por xampus, condicionadores e até desodorantes sólidos?

Bom, se as linhas de cosméticos que vem trabalhando esses produtos tem sido produzidas por empresas que se dizem comprometidas com a preservação ambiental, imaginamos que algum sentido isso deve fazer. Fomos atrás de respostas e a National Geographic nos ajudou bastante. Vamos começar pelo fator ÁGUA. A maioria dos xampus contém 80% de água, enquanto os condicionadores podem chegar a 95%. As versões sólidas são super concentradas e costumam durar duas a três vezes mais. Então, em vez de pagar por água no produto, você pode optar por acrescentar sua própria água e ainda economiza nas idas ao supermercado. Outro fator, e talvez o mais importante, é a questão do plástico. Você sabia que, atualmente, a cada minuto, um caminhão de lixo cheio de plástico é jogado nos oceanos? As embalagens dos cosméticos sólidos costumam ser de papéis reciclados ou de papelão. Como se todos esses argumentos ainda não fossem suficientes, os sólidos são ideais para viagens. Ocupam menos espaço, pesam menos, não corremos o risco de vazamentos nas roupas e ainda podem deixar tudo com um perfume agradável.

Foto Raquel Maia

Tudo isso para contar que a PACHAMAMA, uma das nossas iniciativa da área de Bem Estar, criou sua Linha Sólidas. São xampus, condicionadores e desodorantes manipulados somente com ingredientes 100% naturais. E as embalagens da Sólidas PACHAMAMA são zero plástico e compostável, com papel de reflorestamento (selo FSC) e tinta vegetal não poluente. Ou seja, as embalagens viram adubo e tornam-se alimento. Um comprometimento com o intuito de não deixar rastros negativos na Terra.

Compartilhar: