Matéria publicada em 11 de julho de 2023.
O projeto Mudas na Terra Prometida, parceria da ONG Novos Líderes Empreendedores com a Rede Muda, realiza a segunda edição do Curso de Empreendedorismo para moradores da comunidade Terra Prometida, que fica dentro do Complexo da Penha/RJ. Até o final de julho, mais nove empresários e empresárias completam as 60 horas de aulas, trocas e práticas de aprendizado e aprimoramento dos negócios. Thiago Lopes, um dos gestores da ONG Novos Líderes Empreendedores, explica que formatação do curso, de caráter mais imersivo, com mais horas/aula por dia e menor longevidade, permite que os participantes tragam experiências práticas e dúvidas dos seus negócios para apresenta-las aos colegas e professores. O curso possibilita aos alunos o planejamento para a criação de novos negócios e também adquirir ferramentas para o incremento dos já existentes.

Thiago conta que os alunos levam para dia-a-dia dos encontros algum produto ou serviço que elas já trabalham; e, daí, estimula trocas de informações dentro do próprio grupo. Dessa forma, explica, surgem ideias de novos fornecedores, clientes e marketing que podem ajudar a incrementar os negócios ali presentes. Padaria, salão e artesanato são alguns dos casos de empreendedorismo que estão sendo apresentados e discutidos nesta edição.
Nesta qualificação, a abordagem parte da realidade dos empreendedores, de onde os professores buscam as situações mais comuns e problemas e criam soluções em conjunto para o sucesso do negócio. Temas como o aumento da produção, a qualidade dos produtos e serviços, a gestão profissional, a separação das contas pessoais e jurídicas, o cuidado com a própria saúde, o tempo para cuidar de si também, por exemplo, são tratados nesta capacitação.


Nesse módulo, nove pessoas estão participando ativamente do curso. Nas primeiras aulas, alguns participantes do curso de 2022 vieram dar depoimentos para os novos alunos e contaram o que aconteceu depois, os avanços, as experiências e os incrementos que tiveram em suas iniciativas.
O curso vai além da capacitação em si e promove também o network e inserção dos alunos na plataforma de moea complementar da Rede Muda. Lá, tem contato com o cadastro, o conhecimento dos produtos e serviços, e as formas de ganhar dinheiro na plataforma. “Eles viram que ler um livro, ir até um Espaço Cultural, como um Museu, por exemplo, vai ajudar em seu negócio e ainda receber uma recompensa (em Mudas)”, explica Thiago.
O facilitador conta que estimula os alunos a criar outras estratégias de marketing que transcendam a lógica da compra e venda de produtos: “quando postam em suas redes sociais sobre um livro que estão lendo ou sobre o curso que estão fazendo, o cliente vê e pode achar interessante, mexendo positivamente na audiência daquele canal”. Os empreendedores, dessa forma, comunicam que estão se qualificando, aprendendo sobre atendimento, o produto, o serviço e que o importante não é somente o dinheiro em questão, conclui.