Sábado, dia 22/10, às 9h, começa o Módulo III do Curso Soluções Financeiras Criativas aos Desafios Sociais Contemporâneos, da Escola de Outras Economias. Esta etapa trata de três temas em outubro: esta primeira traz uma roda de conversa sobre O papel das Moedas sociais e bancos comunitários no apoio do desenvolvimento econômico, ecológico e social, mediada por Karla Córdoba, fala sobre as experiências no primeiro tema com Márcia Targino (Bancos Comunitário Alegrias, Rede Alegrias, Moeda Alegrias), Manuela Mello (Banco Comunitário Mumbuca, de Maricá, RJ), e Flávia Macedo (Muda Outras Economias).
O segundo encontro deste módulo será uma aula sobre O Lugar das Plataformas Tecnológicas no apoio de todo este processo de desenvolvimento. E a terceira parte é uma aula sobre Fundos Rotativos Solidários e Créditos e Microcréditos.
Quem já está inscrito no Curso, recebe o link do encontro por e-mail. Quem ainda não fez inscrição, pode participar módulo a módulo. Para participar, tem de preencher o formulário a seguir:
A Mesa
Participam deste primeiro encontro:
Karla Córdoba: apaixonada por sustentabilidade, inovação, novos tipos de dinheiro, tecnologia exponencial e organizações. Ela é co-fundadora da Cambiatus, a plataforma de código aberto focada em regenerar nosso planeta através da criação de moedas sociais, plataforma que hospeda a Rede Muda.
Márcia Targino: Atualmente é gestora do Banco Alegrias em Paraty. Atuou por 15 anos com gestão de pessoas, acolhimento, capacitação e formação na área de vendas.Acredita na cura das dificuldades através das conexões e relacionamentos sadios e fortes na comunidade, onde temos um ao outro como potência.
Flávia Macêdo: Construtora da Muda, integra o núcleo gestor da ONG Educar+ e uma estudiosa de movimentos futuristas, regenerativos e descentralizados.
Manuella Mello: é ex-atleta Campeã Brasileira de Tiro com Arco, graduada em R. H., acadêmica de Psicologia e atual Presidente do Banco Mumbuca.

O Curso
O curso Soluções Financeiras Criativas aos Desafios Sociais Contemporâneos da Escola de Outras Economias, parceria da Rede Saúva Jataí com a Rede Alegrias tem quatro módulos online pela plataforma zoom, um por mês, no período de 06 de agosto e a 16 de novembro. O curso é gratuito e são aceitas contribuições solidárias. Os professores/facilitadores são de altíssimo calibre: de Joan Melé, referência mundial no setor dos chamados bancos éticos, e Leandro Almeida, precursor da Economia do Ciclo Espiral e gestor da Jataí Investimentos, a Aílton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor e ativista; e ainda muitos e muitas experts em iniciativas em criação e implementação de moedas complementares, bancos comunitários, investimentos de impacto e novas visões e formas de valoração econômica.
O curso tem como objetivos mobilizar os integrantes da Rede Jatai\Sauva, da Rede Alegrias e pessoas e coletivos afins nos temas de outras economias, moedas sociais e finanças solidárias para o aprimoramento, continuidade e alinhamento dos objetivos da Rede; também pretende ampliar o conhecimento teórico e prático necessário para continuar dando suporte às ações de trocas econômicas via moeda complementar, banco comunitário e as iniciativas de microcrédito; além disso, formar novos integrantes da Rede Alegrias e fazer contatos e estabelecer relações de intercâmbio de conhecimento e parcerias com redes e pessoas afins aos propósitos das redes Alegrias e Saúva/Jataí.
A ideia principal é a formação de agentes que promovam ferramentas de empoderamento e sustentabilidade para suas comunidades. Para isso, os módulos do curso trazem como temas específicos a Economia e Desenvolvimento Social Local (Promoção do desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, baseado no apoio às iniciativas de economia solidária em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos sócio-produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização (bodegas, mercadinhos, lojas e feiras solidárias), organizações de consumidores e produtores; Crédito Produtivo e Microcrédito (Acesso ao crédito e aos demais serviços financeiros solidários para a população em situação de pobreza em segmentos populacionais, comunidades e territórios caracterizados pela vulnerabilidade socioeconômica; Assessoria e Apoio Técnico a Projetos (Desenvolver processos participativos e sistemáticos de assessoramento técnico na qualificação da gestão e da sustentabilidade socioeconômica das iniciativas de finanças solidárias, com foco na aplicabilidade de metodologias voltadas às etapas de planejamento, monitoramento, acompanhamento, avaliação e sistematização; Protagonismo Comunitário (Fortalecer a atuação das comunidades na condução do seu processo de desenvolvimento ao garantir o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social junto às iniciativas de finanças solidárias).
O curso é dividido em quatro módulos e teve aula inaugural na primeira semana de agosto, Outros Mundos Possíveis, com o Mestre Jorge Koho, pesquisador brasileiro que, há anos, dissemina a pesquisa e experimentação em novos modelos econômicos pelo mundo. Já os módulos do curso são divididos da seguinte forma:
Módulo I – Onde Estamos? Reformulação Econômica Fundamentos para Renovação Social, com seis aulas de Joan Melé, trouxe um novo olhar sobre economia, onde o centro é o ser humano e não a rentabilidade; e onde a colaboração e o desenvolvimento sustentável substituem a competência e o crescimento ilimitado. Apresentou uma reflexão sobre o momento atual e a nossa responsabilidade, como indivíduos conscientes, e as propostas para nos tornarmos agentes de mudanças; além de trazer a experiência e visões de Melé com a Banca Ética Latinoamericana. (Mais informações em https://reformacioneconomica.bancaeticalat.com)
Módulo II – O que podemos fazer? Trouxe como conteúdo: O campo de saber da economia, a criação e finalidade das moedas, funcionamento dos bancos e sistema financeiro; O que é dinheiro e como ele funciona: Questionamentos de Pressupostos; Impactos do nosso atual sistema monetário; Estrutura do mercado financeiro e de capitais no Brasil; Auto gestão das finanças pessoais; e Ferramentas úteis à gestão financeira pessoal e organizacional.
Módulo III – Detalhes no primeiro parágrafo
Módulo IV – Para onde vamos? Nesta etapa final, com data ainda a confirmar em novembro, serão tratados em roda de conversa: O mercado do futuro, Sugestões sobre novos caminhos, Apropriação de ferramentas, Possibilidades e Oportunidades. A roda terá mediação de Luiz Hadad (construtor de comunidades virtuais, como Cambiatus, Muda Outras Economias e Surfguru Pro) e participação do Sebrae, Manifesta, Mandu, Rede Alegrias e Co-Labore(Jataí/Saúva). O curso e o módulo tem encerramento dia 16 de novembro com Aula Magna de Aílton Krenak.
Para inscrições e mais informações envie e-mail para pedagogicoalegrias@gmail.com