A abertura e o primeiro Módulo do curso Soluções Financeiras Criativas aos Desafios Sociais Contemporâneos tiveram como guias Joan Melé, referência mundial no setor dos chamados bancos éticos, e Jorge Koho, mestre budista e pesquisador brasileiro que, há anos, dissemina a pesquisa e experimentação em novos modelos econômicos pelo mundo. Esta primeira etapa do curso foi realizada no mês de agosto e teve como objetivo situar os participantes no cenário atual da economia e abrir possibilidade para novos olhares e construções futuras.
Neste Módulo I (Fundamentos Para uma Renovação Social), participaram profissionais da rede Saúva/Jataí, Rede Alegrias, Rede Muda, e empreendedores, ativistas, atores de diversas áreas e empreendedores do Brasil e América Latina. Em aula exclusiva para o curso da Escola Outras Economias, Jorge Koho, em aula inaugural do curso, trouxe uma volta pelo cenário atual onde estão sendo abertas e testadas novas possibilidades de construção de futuro (assista ao final do texto). Já as aulas com o banqueiro Joan Melé, fundador da Banca Ética, trouxeram 06 blocos de estudos que passaram por: “Quais são os problemas mais graves e urgentes que vemos no mundo hoje? E quais são as causas desses problemas? “, “O que significa ser plenamente humano”, “A dignidade Humana”, “O combate Espiritual”, “A Nova Ordem Social e Econômica”, e “Dinheiro e Consciência”. As aulas, online, eram discutidas e trabalhadas em atividades semanalmente pelos participantes.

Maria Victoria Velazquez Prassel, artista plástica e residente em Paraty há 11 anos, participou deste primeiro Módulo através da Rede Alegrias, e traz seu depoimento: “além do belíssimo material de estudo e intercâmbio com pessoas, senti como me surpreendeu este curso de uma forma muito positiva. Tudo pode estar numa simbiose de harmonia se na economia seguimos o exemplo do organismo humano; essa visão, muito bem colocada em palavras do Joan (Melé), para entender o ser humano, como ter saúde na sociedade e na economia deu entusiasmo e alegria para colocar cada dia mais em prática esses conhecimentos, que na verdade já sabemos e muitas vezes deixamos de lado. Mas penso que chegamos num ponto onde não dá mais para viver imprudentemente, temos que ter a consciência do todo, para ter saúde e bem estar em tudo. Finalizo com o exemplo que ele (Joan Melé) deu, que gostei muito : “Você pode entender muito bem as partes por separado, como ao ver um quadro, saber da tinta, da tela, do pincel, a técnica que o pintor usou; mas o importante é sentir, poder ver a mensagem que o pintor deixou no quadro, ver o todo.”
“Acho importante a ratificação de que a economia e a dignidade humana não devem ser apartadas entre si.”
Carlos Brum (Administrador e Engenheiro/Jataí e Co-labore) destaca um ponto importante do conteúdo DA primeira etapa do curso
Outra participante do deste Módulo I (Fundamentos Para uma Renovação Social), Ana Paula (Paraty/RJ) conta que também fez o curso através da Escola de Outras Economias da Rede Alegrias e que a experiência foi uma grata surpresa: “O curso foi muito além das minhas expectativas, por vários momentos me emocionei. Foi incrível como tantos assuntos foram abordados. Alguns até difíceis de se imaginar em um curso de novas economias mas sem dúvida, essencial para um mundo melhor. Fica um sentimento bom e o entusiasmo para dividir tudo isso com o mundo”, conta.

Rodrigo Junqueira, do Projeto Arte Na Terra (Fazenda São Luiz – São Joaquim da Barra/SP) também trouxe um pouco do que apreendeu no Módulo I do Curso Soluções Financeiras Criativas aos Desafios Sociais Contemporâneos: “humanos devem, deverão, deveriam, dar a nossa base para nossas relações humanas e com a Terra. Esse curso se pautou nos valores humanos para trazer no dia a dia o uso do dinheiro, uso consciente do dinheiro. O consumo, o que consumimos, financia o que queremos para essas relações com os outros humanos e com a Terra. Seria a real democracia?” E acrescenta: “Um curso de economia que fala de espírito. Que entende a fraternidade como a base para a economia. Isso é bem novo! E vai apurando dentro de nós o que já acreditamos e decantando os novos conceitos.”
“Foi uma jornada provocativa repleta de conceitos sensatos que certamente servirão como contribuições para a construção do que estamos nos propondo a entregar de valor para a sociedade.”
Alexandre Mescolin, sobre a Módulo I ( (Fundamentos Para uma Renovação Social) do curso Soluções Financeiras Criativas aos Desafios Sociais Contemporâneos
*Para participação no Módulo II do curso, com início em 03/09, envie e-mail para: pedagogicoalegrias@gmail.com com nome, CPF e instituição/projeto/iniciativa.