“Ao perceber a abundância na economia gerada pelas atividades culturais e a escassez de apoios financeiros para o setor, criamos uma rede que estimula o consumo consciente, estabelece trocas e se fortalece coletivamente”.
A Muda é uma rede de colaboração formada por um conjunto diverso de pessoas, iniciada no Rio de Janeiro. Interessa à Muda fortalecer procedimentos de partilha baseados nas práticas e pensamentos das economias solidárias e circulares, processos baseados em tecnologias sociais e saberes ancestrais, facilitados pela tecnologia. A comunidade conjuga de forma interdisciplinar arte, educação, agroecologia e tecnologia.
Estruturada como uma rede de fomento, busca incentivar ações culturais, educativas e socioambientais que muitas vezes não são contempladas pelo sistema financeiro tradicional. A estratégia usada para subverter essa forma excludente de pensar economia, foi a criação de uma moeda social complementar, a MUDA, que nos permite recuperar a autonomia, evidenciar e circular a abundância existente em nossa comunidade. Nossa moeda social está ancorada na plataforma digital da Cambiatus, que opera com a tecnologia blockchain.
Em uma plataforma digital, realizamos a troca de bens, produtos e serviços. A moeda é a ferramenta pela qual os integrantes da rede interagem, e onde disponibilizamos nossos dons e dádivas. O objetivo da constituição da rede é criar mecanismos simples, que possam acionar outros modos de pensamento, atualizando formas de convívio em sociedade, a partir de um paradigma de abundância.
Mais que uma moeda, nós criamos uma rede de fortalecimento mútuo onde cada transação se torna um ato político pela reforma monetária. Neste sentido, a moeda Muda não é apenas uma moeda, é um agente facilitador de processos práticos e teóricos, de reconhecimento de valores e da diversidade dos modos de vida. A moeda Muda é a tradução de um modo de atuação coletiva que o grupo fundador da rede vem experimentando em seus trabalhos artísticos.
Para mais informações, acesse:
http://www.muda-oe.com/
Instagram: @mudaoutraseconomias