Topo

Povos Tradicionais

banner

Centro Isku Vakehuhu

Apoio financeiro para a construção das instalações físicas e banheiros do Projeto Educacional Ancestral na Aldeia Esperança da Comunidade Yawanawá – Acre, que mantém a tradição da cultura e da língua original dos Yawanawás.

“No coração da floresta amazônica existe um povo encantado e ancestral formado em sua maioria, agora, por crianças e jovens, o Povo Yawanawa. Em um momento passado esse povo foi silenciado por missionários que aprenderam sua língua e o convenceu que seus rituais, sua cultura e sua própria língua eram instrumentos que afastavam suas almas de Deus, que alimentavam demônios, que acaso não parassem imediatamente e se convertesse à sua religião, as almas de todos queimariam no inferno.
Essas pessoas foram convencidas pelo medo e pelas ameaças, inclusive físicas, que sofreram.
Pouco tempo atrás um homem voltou à sua aldeia depois de passar alguns anos na cidade. Ele percebeu que não adiantava estar bem enquanto seu povo vivia na miséria, no medo, na mentira de outros povos que dominavam suas mentes e espírito. Esse homem, conhecido por Biraci Brasil ou Nixiwaka, hoje cacique e liderança maior de seu povo, voltou e movimentou muitas pessoas de sua família afim de retomarem suas origens. Ele e seus primos e outros parentes expulsaram todos os missionários de suas terras, fizeram dietas sagradas, organizaram e fortaleceram seu povo. Hoje, seu legado está sendo levado adiante por seu filho, Isku Kua, atual Cacique da Aldeia Nova Esperança, a maior e mais populosa do povo Yawanawa.
Foram muitos os estragos feitos na história desse povo, mas se inicia mais uma grande etapa no intuito de resgatar tudo o quanto se pode dessa cultura que foi quase extinta e o principal ponto de resgate é justamente a língua que seus ancestrais falavam e que hoje pouco mais de trinta pessoas dominam.
Isku Kua construiu o Centro Isku Vakehuhu, um lindo Centro de estudos da língua Yawanawa e de todos os costumes e rituais ancestrais de seu povo.”

Post do Isku Kua dia 25/01/2023 na sua página no Instagram @iskukua

Compartilhar:

Iniciativas