Topo

II Fórum das Kunhangue Ruvixa

Matéria publicada em 6 de fevereiro de 2025.

O encontro de mulheres reunirá cerca de 60 mulheres do povo Guarani na área de abrangência da Comissão Guarani Yvyrupa nas regiões sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná) e sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo), e faz parte de um processo de fortalecimento da luta das kunhangue na Yvyrupa.

Um dos principais objetivos é propiciar um espaço de reunião e participação de diversas comunidades Guarani. Durante o encontro haverá debates em que as kunhangue partilharão os desafios de seus tekoa, possibilitando desenhar estratégias de luta e enfrentamento contra os ataques que sofrem.

Os principais temas chave são: enfrentamento à violência contra a mulher; as causas e consequências do adoecimento da saúde física e mental de jovens e mulheres, bem como o aumento dos números de suicidio da juventude; a garantia de direitos das mulheres indígenas nas distintas situações territoriais e fundiárias; e a urgência da efetivação dos direitos dos povos indígenas como um todo. Além de garantir a manutenção de um espaço de encontro periódico reservado às articuladoras mulheres Guarani, as kunhangue ruvixa, esse encontro também tem a intenção de revisitar as estratégias desenhadas na última edição do Fórum anterior (fevereiro de 2023) e nos últimos encontros nacionais. E desta forma, consolidar e apresentar novas reivindicações feitas pelas lideranças mulheres que veem sendo construídas no fio dos anos.

De maneira geral, as demandas giram em torno da garantia e do equilíbrio de participação das kunhangue nas atividades e instâncias na governança da Comissão Guarani Yvyrupa, a tomada de medida de luta contra a violência física e psicológica as mulheres, bem como, demandas gerais nas áreas de saúde e da educação.

O encontro está sendo realizado entre os dias 06 e 09 de Fevereiro, quinta a domingo, deste ano de 2025, na terra indígena Rio Silveira, Praia de Boracéia (SP).

Texto de autoria de Ivanildes Kerexu (articuladora sudeste).

Compartilhar: