Topo

Grupo Pedras celebra 25 anos com ocupação cultural no Parque das Ruínas

Matéria publicada em 19 de maio de 2025.

Grupo Pedras de Teatro prepara uma programação especial para marcar seus 25 anos de trajetória. A ocupação cultural acontecerá no Parque das Ruínas (atual Parque Glória Maria), nos dias 6, 7 e 8 de junho, com continuidade no final de semana seguinte, 13, 14 e 15 do mesmo mês. A iniciativa inclui espetáculos adulto e infantis, a exposição “Explêndidas” da ilustradora Luciana Grether e uma feira da Muda, com barraquinha para venda de produtos na moeda social e trocas de informações sobre a Rede Muda Outras Economias e seus parceiros.

O elenco da peça “Céu de Agora”, no Parque Glória Maria, com a linda vista do Pão de Açúcar e Baia de Guanabara ao fundo

Em entrevista, Helena Stewart, integrante do grupo, destacou a importância do evento:
“Estamos na beira de completar 25 anos, e essa ocupação também faz parte dessa comemoração. São duas semanas e é bem concentrado, mas acho que é bem simbólico podermos apresentar uma parte do repertório com os infantis, com o adulto novo, a feira da Muda e a exposição”, explica.

Arte e sustentabilidade

Além do teatro, o público poderá conferir, na Galeria do Parque das Ruínas, a exposição de Luciana Grether, parceira do grupo e responsável pelas ilustrações do livro do espetáculo “Rosa e a Semente”. Nos dois domingos (8 e 15/06), a Feira da Muda ocupará o espaço com sua proposta de economia solidária.

O espetáculo “Rosa e a Semente” também gerou uma audiolivro

“A gente vai falar sobre a moeda, sobre a parceria com o Grupo Pedras, vender produtos em Muda. Estamos conversando com alguns parceiros para ver como podemos transformar esse espaço numa troca de ideias e conteúdos, além de produtos”, acrescentou.

Programação teatral

  • Sexta, sábado e domingo (19h): Espetáculo adulto “Céu de Agora”. O espetáculo adulto é pago e com lotação de 60 lugares.
  • Sábados e domingos (15h): Peças infantis “Rosa e a Semente” (dias 7 e 14/06) e “Rosa e a Floresta” (dias 8 e 15/06). As peças infantis têm entrada gratuita com contribuição consciente no chapéu.

O Grupo Pedras no espetáculo “Rosa e a Floresta”

Pedras que pulsam: 25 anos de Teatro, Experimentação e Coletividade

O Grupo Pedras de Teatro foi criado na intenção de pesquisar técnicas de atuação, no desejo de improvisar com máscaras, brincar com as expressões populares e a poesia em cena. O grupo é formado por atrizes e atores, que se deslocam para a função da direção, a criação coletiva de dramaturgias inéditas e a produção.

A experimentação de espaços e a relação com o público surgiram já em RESTIN (2002), primeiro espetáculo do grupo, fruto da formatura em direção teatral de Helena Stewart. A partir do universo de Manoel de Barros, as atrizes e atores atuavam entre nichos de público espalhados pela grande ruína que era o casarão da rua do Mercado 45. Em O MURO (2004), o público era dividido por uma muralha construída em cena pelas atrizes e atores ao longo da peça. Em MANGIARE (2007), os espectadores eram convidados a se sentar em três grandes mesas onde jantavam, enquanto as cenas aconteciam pelo salão e em dois pequenos tablados próximos às cabeceiras das mesas. Os dois espetáculos seguintes foram criados para palco italiano O REINO DO MAR SEM FIM (2010) e INCOMUM (2014). E os dois infantis ROSA E A SEMENTE (2018) e ROSA E A FLORESTA (2023) foram criados para apresentações em praças, parques e espaços não convencionais. O CÉU DE AGORA (2024), a peça mais recente do grupo, é uma instalação itinerante, realizada nas ruínas do Parque Glória Maria, onde os espectadores caminham encontrando os planetas e as pulsões que esses gigantes celestes trazem.

Céu de Agora, espetáculo adulto, estreou em 2024

Todas as peças foram feitas em processos colaborativos com diretores convidados ou com as atrizes do grupo se deslocando para a posição da direção. Ao longo desses 25 anos, as atrizes e atores do grupo também expandiram seus trabalhos na universidade, na televisão e no cinema; na direção e atuação em outros espetáculos; como professores de cursos livres, gestores e técnicos; como terapeutas, astrólogas, cozinheiras e padeiro. E se tornaram mães, pais e avó.

O Grupo Pedras segue desejando o teatro, sua força inventiva e sua movida coletiva.

Teia de sementes: Arte, Educação e Colaboração florescendo na Rede Saúva Jataí

“Esta ocupação tem apoio da Rede Saúva-Jataí, uma rede interessada em colaborar e criar sinergia entre iniciativas ligadas à Arte, Educação, Agroecologia, finanças e Moedas complementares. Este apoio se dá em forma de fomento, e além disso, no movimento de consolidação de redes de apoio que criam ambientes propícios para criação de conhecimento, vida, afetos, encontros, resistência e democracia.

A Saúva é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2019, com a missão de colaborar para o fortalecimento sustentável de iniciativas, também sem fins lucrativos.

Parceira do Grupo Pedras de Teatro desde 2021, a Saúva colaborou com o fomento dos espetáculos infantis, do Livro “Rosa e a Semente” e da realização do “Céu de Agora”. São muitas atuações, muitas pessoas envolvidas, envolvimento com a arte, formação de plateia, mobilização afetiva, criação de subjetividades, encontro presencial! Viva nossa Rede! Obrigada!”

Grupo Pedras de Teatro

Serviço:
Ocupação Grupo Pedras – 25 Anos

Local: Parque das Ruínas (Parque Glória Maria)

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa. Rio de Janeiro
Datas: 6 a 8 e 13 a 15 de junho

Horários: Teatro adulto (19h), infantil (15h) + feira e exposição

Mais informações: https://www.instagram.com/grupopedras/

Compartilhar: