Topo

Fundição Progresso reúne Monobloco, Pretinho da Serrinha, Carioca da Gema, Buchecha, Deize Tigrona e muito mais no Carnaval carioca

Matéria publicada em 6 de fevereiro de 2024.

A Fundição Progresso é um dos principais palcos musicais do Rio de Janeiro, que recebe diversos shows de várias partes do Brasil. Também é um Central Cultural e Escola de Artes e Cultura que incentiva a pesquisa, o estudo das expressões artísticas e realiza projetos socioculturais e de impulso para a indústria do showbiz. No mês de fevereiro, a programação cultural da Fundição está totalmente voltada para a folia, com ensaios e shows musicais e de blocos carnavalescos.

A programação cultural da Fundição promete esquentar o carnaval carioca

Quem convida o público para curtir a programação da Fundição Progresso é seu presidente, Perfeito Fortuna. “A Fundicão tem uma história que anda junto com a do carnaval de rua carioca. Temos os blocos com ensaios na casa e suas baterias sendo formadas aqui dentro. O Céu na Terra realiza na casa os ensaios abertos, que aconteceram nos domingos de janeiro. O Monobloco também faz os ensaios com mais de 200 batuqueiros e na próxima sexta, dia 9, recebem Pretinho da Serrinha, e ainda voltam no dia 17 numa festa linda que é o Baile Sinfônico, com a Orquestra Petrobras Sinfônica, que temos uma honra enorme em receber”, conta Perfeito.

Parte da história de Perfeito Fortuna está retratada no documentário “A Farra do Circo”, disponível na Netflix

O convite continua “no sábado de Carnaval, dia 10, quando teremos o bloco Carioca da Gema embaixo dos Arcos da Lapa e nossa varanda será um espaço especial para quem quiser curtir com conforto, com a turma se refrescando no chuveirão e aproveitando a vista única. E a ressaca de Carnaval também está garantida, com O Baile, com Buchecha, Deize Tigrona, Carrossel de Emoções e muito mais no dia 16″.

SBIC

O Samba Independente dos Bons Costumes traz semanalmente à Fundição Progresso o melhor do samba para a galera celebrar e se divertir, no palco Arena da Casa de Todas as Tribos. As Rodas de Samba são uma tradição popular negra herdada do tempo do lundu que hoje podemos identificar na vida cotidiana de todos os cidadãos, principalmente no Rio de Janeiro. 

O SBIC é realizado todas as quintas-feiras na Fundição, com abertura da casa às 20h e ingressos gratuitos válidos até 21:30h, quando começa o show.

Monobloco

No dia 9 de fevereiro, a Fundição Progresso recebe o Monobloco para o ensaio aberto. Um dos maiores blocos do carnaval carioca, a bateria com mais de 140 batuqueiros lidera a festa pré-carnaval já tradicional na Casa de Todas as Tribos. 

Nascido em 2000 para resgatar o movimento dos blocos de rua, o Monobloco começou com uma pequena oficina que ensinava batucada, no Rio de Janeiro. Ao final do primeiro ano de vida, fez o seu primeiro desfile na cidade e tornou-se oficialmente um bloco de carnaval. A partir daí, ano após ano, o Monobloco passou a reunir cada vez mais foliões, mudando de itinerário à medida que seu público crescia, arrastando multidões em seus desfiles. 

Atualmente, o Monobloco se reafirma como movimento musical brasileiro colaborativo e formador de percussionistas
Em 2024, o Monobloco terá mais de 150 percussionistas na bateria
O tema do ano “Toca esse tambor” foi inspirado na música que o mestre Jorge Aragão compôs para o grupo

Pretinho da Serrinha inicia a noite. Um dos nomes mais exaltados da atual cena musical, o produtor, compositor, instrumentista e intérprete vem, há mais de uma década, enfileirando sucessos na voz de diversos cantores e já gravou com artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Marisa Monte, Silva, Simone, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Sérgio Mendes, Maria Bethânia, Lianne La Havas, Esperanza Spalding, Will I Am (Black Eyed Peas), Kanye West e Queen Latifah, só para citar alguns. Para fechar, o intervalo fica por conta da DJ Nicolle Nandes.

O Ensaio do Monobloco com a bateria completa é no dia 9 de fevereiro, com abertura da casa às 21:30h.

Bloco Carioca da Gema

O Bloco Carioca da Gema chega no sábado de Carnaval, dia 10 de fevereiro, aos Arcos da Lapa, com espaço especial na Fundição Progresso para os foliões que quiserem curtir com mais conforto, em família ou tomando um bom banho de chuveirão. Desde 2007 alegrando as ruas do bairro, o já tradicional bloco terá uma opção para quem estiver procurando uma vista especial, cadeira de praia, acesso aos chuveiros, bares e banheiros da casa.  

Há 24 anos, o bar Carioca da Gema foi pioneiro em ocupar antigos casarões da Lapa para apresentar o que há de melhor no cenário musical popular. O bloco surgiu deste movimento e conta com a direção musical de Alceu Maia, cantores e percussionistas da casa, como Luiza Dionizio, Julio Estrela e JP Silva, Silvão, Alex Almeida, Beloba, Peterson Vieira, Márcio Sorriso e Anderson Wilmar, naipe de sopros com trombone, trompete e sax que têm o apoio de uma bateria com mais 120 percussionistas, sob a batuta do Mestre Rodrigo Moreira, fundador do Bloco Chinelo de Dedo. Desde 2019, ocupa um palco fixo ao lado da Casa de Todas as Tribos, que este ano será montado na lateral, embaixo dos famosos Arcos da Lapa. 

O Bloco Carioca da Gema se apresenta no dia 10 de fevereiro na Fundição Progresso, com abertura da casa às 14h e desfile do bloco das 16h às 21h.

Acesse a programação completa da Fundição Progresso no site: https://fundicaoprogresso.com.br/

Contribuíram com essa matéria Perfeito Fortuna e Clara Lugão, presidente e assessora de imprensa da Fundição Progresso.

Compartilhar: