Estão abertas as inscrições para o curso “Introdução à Agricultura Biodinâmica: produção de hortaliças no campo e na cidade”, organizado pela Comissão de Ecologia do Instituto Ouro Verde (INOV – Nova Lima/MG), com apoio da Saúva. As aulas serão ministradas em dois módulos: de sexta a domingo, nas datas de 21 a 23 de abril e de 23 a 25 de junho. O local de realização do curso é no próprio Instituto, que fica na Alameda das Palmeiras 251, bairro Ouro Velho, em Nova Lima/MG.
Este curso introdutório é direcionado a agricultores, apicultores, professores e pessoas interessadas na Antroposofia e Agricultura Biodinâmica. Os valores de investimento são R$330,00 (cobre os custos do curso) ou R$400,00 (cobre os custos do curso e contribui para participação social). Quem ministra o curso é Luciana Gomes de Almeida, Engenheira Agrônoma especializada em Agricultura Biodinâmica pela UNIUBE. Ela também é Mestre em Horticultura e atua como consultora em Planejamento e Produção de Hortaliças Agroecológicas, Biodinâmicas e Orgânicas.
As inscrições podem ser realizadas através com o preenchimento do formulário online.
Agricultura biodinâmica
A agricultura biodinâmica é uma forma alternativa de agricultura muito semelhante à agricultura orgânica, mas que inclui vários conceitos espirituais; partindo das idéias de Rudolf Steiner, vem sendo desenvolvida a partir da década de 20 como método orgânico e trata a do solo, o crescimento das plantas e os cuidados da pecuária como tarefas ecologicamente inter-relacionadas.


Conteúdo – “Introdução à Agricultura Biodinâmica: produção de hortaliças no campo e na cidade”
Módulo 1
1. QUANDO PLANTAR HORTALIÇAS? Abordagem sobre os Centros de origem das culturas e sua relação com as necessidades climáticas e nutricionais. Abordagem da variação nutricional dos alimentos de acordo com a época e o reflexo na saúde das pessoas. Abordagem sobre a importância do conhecimento da aptidão climática da região, o microclima onde está situado cada propriedade, e o estabelecimento de um plano de plantio ao longo do ano de acordo com a época para atender regularmente os mercados com hortaliças biodinâmicas.
2. SEMENTES, ARQUÉTIPO E RITMOS ASTRONÔMICOS NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS. Abordagem sobre arquétipo das plantas, a importância do respeito aos ritmos astronômicos no momento da germinação para o reestabelecimento do seu
arquétipo. A importância de ter sementes próprias biodinâmicas para autonomia do agricultor e adaptação às condições climáticas locais. Orientações para produção de mudas de hortaliças e semeadura de acordo com o calendário astronômico agrícola biodinâmico.
3. A ATUAÇÃO DOS PREPARADOS BIODINÂMICOS NAS HORTALIÇAS. O uso dos preparados biodinâmicos no restabelecimento da conexão das plantas com seu arquétipo ao longo do seu desenvolvimento. Abordagem sobre a atuação dos preparados biodinâmicos (preparado chifre esterco -500, de composto – 502 ao 507 e fladen) no processo de melhoria da fertilidade do solo e ao longo do desenvolvimento das plantas. A atuação do preparado chifre sílica – 501 na promoção do equilíbrio fotossintético, melhoria do sabor e produtividade das plantas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos nas hortaliças e seus resultados.
4. A PROPRIEDADE COMO INDIVIDUALIDADE AGRÍCOLA.
Abordagem sobre a quadrimembração da propriedade (a terra – solo, água, atividade biológica do solo, declividade; a planta – cultivos e vegetações naturais existentes; o animal – criações, fonte de esterco; o humano – aptidão do agricultor, conhecimentos, mão de obra, capacidade de suporte). A propriedade / horta como individualidade agrícola biodinâmica. Como planejar a organização da propriedade para se tornar independente de insumos externos (Integração animal e vegetal na propriedade, Sistemas Agroflorestais, Adubação verde, Compostagem, Bokashi e Calda de microorganismos da mata).
5. CONSTRUÇÃO DE UM ORGANISMO AGRÍCOLA EM PEQUENOS ESPAÇOS URBANOS
Abordagem sobre os conceitos, conteúdos, técnicas para o planejamento, implantação e manejo de mini ecossistemas produtivos em pequenos espaços urbanos – quintais agroflorestais. Abordagem Soberania Alimentar na cidade. Planejamento da implantação de uma horta doméstica em quintais produtivos e apartamentos. Será abordado sobre as diferentes formas de se transformar resíduos orgânicos domésticos em um recurso valioso – composto e húmus, enquanto reciclamos valores e princípios internos.
Introdução à Agricultura Biodinâmica: produção de hortaliças no campo e na cidade
6. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS
1. Abordagem sobre os grupos das hortaliças: folhas, frutos, raízes. Preparo do solo segundo o grupo das hortaliças: análise de solo, exemplo de interpretação de análise de solo, fosfatagem, calagem, adubação verde segundo o grupo das hortaliças e época do ano, uso dos preparados biodinâmicos chifre esterco e fladen. Adubação de plantio das culturas segundo os grupos das hortaliças com exemplos práticos.
7. PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS BIODINÂMICAS
2. Abordagem sobre o condicionamento climático das culturas com a implantação de quebra ventos nas divisas e em faixas nos cultivos, e a importância do uso da cobertura morta para conservação da água no solo. Tipos de sistema de irrigação para pequenos espaços e manejo da irrigação. Adubação de cobertura líquida e sólida segundo o grupo das hortaliças. Elaboração de biofertilizante com preparados biodinâmicos. Abordagem sobre o manejo biodinâmico de pragas e doenças. O preparado 508 – Cavalinha na prevenção de doenças das plantas. O uso da urtiga para controle de pragas. Exemplos práticos do uso dos preparados biodinâmicos no manejo de pragas e doenças das hortaliças e seus resultados. Uso de Caldas caseiras, Bactérias e Fungos entomopatogênicos para o controle de pragas e doenças.
8. CONSTRUÇÃO DE UM ORGANISMO AGRÍCOLA EM PEQUENOS ESPAÇOS URBANOS Orientações práticas para o cultivo de hortaliças em vasos. Construção de canteiros suspensos e jardineiras. Elaboração do substrato para plantio das hortaliças de acordo com o grupo de culturas. Apresentação de um exemplo de projeto de cultivo em canteiros suspensos.

9. ROTAÇÃO E CONSÓRCIOS DAS CULTURAS SEGUNDO OS GRUPOS DAS HORTALIÇAS.
Abordagem sobre possibilidades de rotação, consórcios e desenhos das hortas (Saf horta, mandala, pastejo rotativo com galinhas). Exercício de planejamento da produção em quintais produtivos. Um olhar para as PANCs: chuchu de vento, quiabo de metro, jurubeba, tomate de árvore, almeirão do mato, capiçoba, dente de leão, serralha, caruru, coentro do pará, jambu, major gomes, bertalha, ora-pro-nobis, taioba, vinagreira, azedinha, beldroega, peixinho
10. APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS
Apresentação das atividades práticas realizadas ao longo do Estudo pelos alunos.