Topo

Escola Criativa de Mulheres tem lançamento nesta sexta

A Escola Criativa de Mulheres (ECM), idealizado por mulheres que atuam em ações sociais em Paraty/RJ, inicia as atividades nesta sexta, dia 17/03, às 18:30h. O programa deste semestre traz de atividades com o objetivo de identificar as potencialidades e necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade social no município. A ideia é fortalecer o potencial feminino através de atividades focadas no autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional. Este projeto recebe apoio da Associação Cultural Saúva e da rede de parcerias e instituições desta comunidade.

Da esquerda para a direita, as responsáveis por conduzir a ECM: Vera Lucia (Articuladora Comunitária), Januária Pralon (Assistente psicossocial), Verônica Orkidia (Coordenadora da ECM) , Eloa Moraes (Idealizadora da EMC), Sabrina Kelly (Assessora de Comunicação)

O projeto foi pensado para desenvolver estratégias de enfrentamento as diversas formas de violência e opressão contra as mulheres, e levanta a pauta da participação delas no mercado de trabalho e na economia. A psicóloga e uma das idealizadoras do projeto, Januária Pralon, enfatiza a importância da Escola Criativa de Mulheres como um espaço de cuidado e aprendizagem: “Buscamos ofertar não só acolhimento psicossocial à mulheres em situação de alta vulnerabilidade, como também restaurar a dignidade com um programa capaz de impulsionar caminhos para geração de renda”. A metodologia da ECM apoia-se no processo de empoderamento e emancipação social e traz como propósito colaborar para a efetivação dos direitos das mulheres no acesso ao trabalho e renda, fortalecendo também o mercado criativo local.

Os encontros quinzenais são realizados no Instituto Trilha da Arte e Educação – ITAE, parceiro do projeto, que fica no bairro Parque da Mangueira em Paraty. Na primeira fase, as atividades incluem rodas de conversa, arteterapia e oficinas de percussão; e trazem a arte como ferramenta de arregimentação, coesão, afeto e socialização. Para esta etapa, dez mulheres foram selecionadas através da rede intersetorial do município; elas terão apoio para potencializar a criatividade através do autoconhecimento na perspectiva do empreendedorismo, sejam iniciantes ou não neste ramo, para desenvolver novas habilidades ou aprimorar conhecimentos visando fortalecer seus projetos.

Compartilhar: