Topo

Encontro de Finanças Regenerativas reúne comunidade ReFi no Brasil e fomenta colaborações entre iniciativas e projetos

Rio Onchain Week é uma semana em que a comunidade de construtores do ecossistema cripto se reúne para aprender, colaborar e criar um verdadeiro playground onchain. A curadoria desta semana está sendo feita por vários membros da comunidade brasileira para mostrar a força da coordenação – esse é o nosso ponto de planejamento. Grandes mentes da cena cripto estarão no Rio de Janeiro para conectar comunidades, aprender, educar e criar novos negócios.

Durante a Rio Onchain Week será realizado um encontro para falar sobre Finanças Regenerativas com palestrantes ligados a várias iniciativas. A abertura do evento ficará a cargo de Carol Santos, gestora da ONG Educar+, que falará sobre alguns cases do projeto relacionados à web3 e inclusao social. Mostrando que ReFi também é sobre regenerar o tecido social. A Educar+ atende crianças e jovens na comunidade Final Feliz, no Complexo do Chapadão/RJ e realiza atividades educativas e culturais em contra turno escolar, atendendo diretamente em torno de 100 crianças e adolescentes. A metodologia é composta por 4 temas interconectados: autoconhecimento, cidadania, meio ambiente e futurismo. O acompanhamento pedagógico é desenvolvido por meio de trilhas de conhecimento individuais e gamificadas, baseada nos pilares da educação autodirigida, da interação em uma comunidade de aprendizagem e da gamificação colaborativa.

“O ReFi hoje é muito voltado para questõe ambientais e a ideia é falar sobre impacto social, voltado para a inclusão social no sentido financeiro, para que consigamos regenerar os ciclos de escassez. Estou com uma expectativa muito boa e espero que o evento possa disseminar o que é regeneração e finanças descentralizadas. Os palestrantes são referências no ecossistema de ReFi e começaram esse movimento no Brasil”.

Carol Santos – ONG Educar+
A Educar+ é parceira da Rede Muda e estimula a participação dos jovens na comunidade, onde algumas atividades realizadas recebem recompensas na moeda social MUDA

O primeiro a falar representando as iniciativas de Finanças Regenerativas no Brasil será Luiz Hadad, da Rede Muda Outras Economias, que assina a curadoria do evento pelo terceiro ano consecutivo. Sua expectativa é de reunir a comunidade que trabalha com a tecnologia blockchain e tentar causar impacto social e ambiental positivo. A partir da conexão das lideranças desses movimentos promover a troca de experiências, o aprendizado contínuo, tecer essa rede e fomentar a colaboração entre projetos.

“Entendemos que vamos viver um momento de mercado em alta nos próximos 12 a 18 meses e que isso pode trazer muitos recursos para o mundo cripto, como um todo, e pras finanças regenerativas. Estamos vivendo numa emergência climática com o aquecimento global e o blockchain tem essa possibilidade de funcionar como uma ferramenta de coordenação global de grandes comunidades. Tenho muita felicidade em fazer a curadoria de conteúdo desse evento, de reunir pessoas incríveis e debater como criar incentivos para regenerar nosso planeta e não incentivos para acumular mais riqueza e destruir nossa mãe, Gaya.

Luiz Hadad – Rede Muda Outras Economias

A Muda é uma comunidade virtual iniciada por um grupo de artistas, professores, fazedores culturais, empreendedores sociais, surfistas, hackers, produtores e sonhadores. Estruturada como uma rede de fomento, busca incentivar ações culturais, educativas e socioambientais que muitas vezes não são contempladas pelo sistema financeiro tradicional. A estratégia usada para subverter essa forma excludente de pensar economia, foi a criação de uma moeda social complementar, a MUDA, que nos permite recuperar a autonomia, evidenciar e circular a abundância existente em nossa comunidade. Em uma plataforma digital realizamos a troca de bens, produtos e serviços, através da circulação da MUDA, disponibilizando nossos dons e dádivas e criando uma rede de colaboração e fortalecimento mútuo aonde cada transação se torna um ato político pela reforma monetária.

Logo depois, ocorrerão vários painéis com representantes de iniciativas ligadas às Finanças Regenerativas:

Painel: Iniciativas de Refi no Brasil

​ ⁃ Luiz Hadad – Muda Outras Economias

​ ⁃  Breno Veiga – Ekonavi

​ ⁃ Diogo Jorge – Agroforest DAO 

​Mediador: Bernardo Quintão – Backed Finance

​​Painel: Verão das Finanças Regenerativas?

​ ⁃ Henrique Aragon – Play4Change

​ ⁃ Luis Quintanilha – Kanna

​ ⁃ Iara Vicente – Okan / Nossa Terra Firme

​Mediador: Felipe Carvalho – Precious Plastic ES / Greenpill Br

​​ Apresentação Ledger Labs & PUC Rio – Leonardo Lima Gomes

Painel: Greenpilling: como construir comunidades de ReFi?

​ ⁃ Athus – Greenpill Br / ReRe

​ ⁃ Verber – Refaz e Blockchain na Escola

​- Mariana Salles – GnarsDAO e Surfguru

​ Mediadora: Luisa Calixto – Studio Krya / Sherlock Communications

Apresentação ReRe e Reahu

​- Vinicius Braz Rocha –  ReRe

Encerramento – Luiz Hadad

19:30 – Happy hour no Baixo Gávea

O encontro será realizado dia 20 de março de 2024, das 15h às 19h, na PUC Rio IAG. Rua Marquês de São Vicente, 225 Gávea – Rio de Janeiro – RJ | + 55 21 2138 9201

Compartilhar: