Topo

Curso de economia local, moedas sociais e finanças solidárias qualifica moradores de paraty e de outras regiões

Planejado pela Rede Alegrias, com apoio do P.A.F.E. (Programa de Auxílio à Formação de Educadores), o Curso de Capacitação em Economia Local, Moedas Sociais e Finanças Solidárias segue até dezembro de 2021. Nesse Módulo II, trabalha habilidades de comunicação e liderança, governança e tomada de decisão, liderança compartilhada, construção de comunidades participativas e também a diversidade, trazendo muitos exemplos desse tipo de gestão.

O Curso é dividido em quatro módulos, com transmissão online nos períodos da manhã e da tarde, entre junho e dezembro. Em breve, serão abertas inscrições para o Módulo III, irão apresentar e discutir as Moedas Sociais e os bancos comunitários pelo Brasil e mundo a partir de diferentes casos, sucessos e fracassos, oportunidades e desafios. Também trarão à mesa o papel destes bancos no apoio do desenvolvimento econômico, ecológico e social, além de apresentar ferramentas tecnológicas, sociais e cases significativos. O Módulo IV, fecha o Curso ensinando e analisando formas de ampliar o acesso ao crédito e aos demais serviços financeiros solidários para populações em vulnerabilidade socioeconômica.

“Estamos muito contentes, sentindo que o que precisávamos está chegando via conhecimento, que é uma ferramenta muito preciosa que temos para poder dar estrutura e fundamento aos projetos que fazemos”.

Monica Calderón, gestora da Rede Alegrias

Uma das idealizadoras do projeto, Monica Calderón, conta que, no caso do projeto das Alegrias (rede de economia solidária em Paraty-RJ), o curso coloca a serviço das comunidades várias ferramentas úteis para potencializar a economia local. “O curso está sendo bastante positivo, trazendo esse conhecimento para a Rede Alegrias, que é o objetivo principal, e para outras iniciativas em vários lugares do Brasil, o que não era esperado”, comemora.

Segundo Monica, o saldo dessa etapa inicial é muito positivo em termos de conhecimento, de capacitação e também de estabelecimento de alianças, parcerias e conexões. Para eles, que trabalham com regeneração, é muito importante estar sendo um veículo de conexão com outras pessoas que acreditam que é possível pensar numa economia e numa gestão de recursos de forma diferente, podendo compartilhar isso com todos.

Impactos no cotidiano

Os impactos positivos do curso no cotidiano dos participantes, e dos respectivos trabalhos, é surpresa para a organização. O grupo mobilizador do Curso não esperava ter participantes tão diversos e relacionados a tantas outras localidades do país. Isso trouxe uma riqueza de conhecimentos, saberes e posicionamentos muito boas, explica Calderón. “Preparamos no final de cada módulo uma atividade denominada espaço Alegrias, que usamos para compilar tudo que foi trabalhado no módulo e trazer para o desenvolvimento específico dos objetivos da Rede Alegrias; mas isso acaba refletindo também nas outras iniciativas representadas pelas pessoas dentro do curso”, diz.

Monica Calderón, gestora da Rede Alegrias

As inscrições para o curso em geral já encerraram mas as pessoas interessadas podem entrar em contato com a Rede Alegrias para alguma aula específica, por isso a divulgação continua para que mais gente possa se beneficiar dessa oportunidade. (Contato: pedagogicoalegrias@gmail.com e telefone: (024) 99937-7474)

Compartilhar: