Topo

“Céu de agora”, novo espetáculo do Grupo Pedras de Teatro, estreia dia 21 de novembro no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), Rio de Janeiro

O Grupo Pedras de Teatro estreia seu novo espetáculo, “Céu de agora”, no dia 21 de novembro às 19h no Parque Glória Maria, antigo Parque das Ruínas, na cidade do Rio de Janeiro. A ideia original, concepção e direção da peça é de Marina Bezze, atriz do grupo desde sua fundação e também astróloga e psicóloga. Seu desejo era juntar a astrologia e as artes cênicas, trazendo essas referências para o corpo das atrizes e atores do grupo, pensando em como eles poderiam dançar com seus corpos o céu da noite em que se apresentariam. Essa ideia estava latente no grupo há algum tempo e nesse ano tomou forma sob sua condução. Para isso foram convidados nove atores e atrizes, sendo a maioria do Grupo Pedras e outros convidados, que se jogaram nessa aventura de levar a astrologia para o teatro. O espaço do Parque Glória Maria foi escolhido porque é um espaço público, uma casa onde o grupo poderia fazer as cenas em ambientes diversos mais próximos do público. O espetáculo Céu de agora fica em temporada nos dias 21, 27 e 28 de novembro e 4 e 5 dezembro, sempre às 19h.

Depois de duas montagens infantis – “Rosa e a Semente” e “Rosa e a Floresta” – o grupo está de volta ao universo adulto com essa montagem que traz Anah Paula Secco, Camila de Aquino, Diogo Magalhães, Fábio Freitas, Georgiana Góes, Helena Stewart, João Lucas Romero, Tyaro Maia e Vanessa Pascale no elenco de atores-criadores . Marina Bezze assina e direção, concepção e direção musical do Azullllll, direção de arte da equipe de Lulu Continentino, Anna Jones e Miti, direção de produção de Anádia Oliveira e realização do Grupo Pedras de Teatro.

O processo de ensaios começou em outubro de 2023, numa imersão de todo o elenco no universo da astrologia. “Os atores envolvidos na montagem não entendiam muito sobre astrologia. Então entendemos que precisávamos nos alfabetizar, entender esses processos e ficamos um mês trabalhando”, conta Helena Stewart, a Lelê. Os ensaios foram retomados em 2024, com um retiro de cinco dias fora do Rio de Janeiro, para criar, experimentar e se aproximar da energia dos planetas. Num processo contínuo de aprendizado sobre a astrologia e experimentando como trazer esse conhecimento para o corpo.

A reta final da montagem, no segundo semestre desse ano, levou o grupo para a sala de ensaio com mais consistência e todas essas vivências, experiências e informações absorvidas para entrarem no jogo teatral. Helena conta que “o processo de montagem foi bem especial, porque todo mundo aprendeu muito e entrou em contato com a natureza que nos cerca. Estamos flutuando no espaço nesse momento, agora, dentro de um sistema que é muito maior que a experiência encarnada que vivemos. Essas dinâmicas são realmente muito interessantes”. Dentro dessa perspectiva, o grupo passou a entender que “tudo influencia tudo”. As influências do Sol, da Lua, de Vênus, Marte, Mercúrio que são postas em camadas nos mapas do zodíaco.

Durante o processo, os artistas aprenderam a ler seus Mapas Astrais e aprenderam quais energias essas pulsões dos planetas ou codificações do zodíaco trazem para todos nós. Segundo Lelê, o processo de montagem foi muito rico para os artistas por mostrar os benefícios e ferramentas da astrologia para o trabalho do ator. “Em qualquer contexto de texto escrito ou criação coletiva, a astrologia pode dar para o ator essas qualidades (dos planetas). Por exemplo, se um personagem tem mais aspectos de Marte ou uma coloração da Lua ou mais de Júpiter. Assim como os elementos dos signos, fogo, terra, água e ar. São elementos muito concretos para o trabalho do ator e acaba sendo uma ferramenta muito interessante de trabalho”, afirma Helena.

A nova montagem do Grupo Pedras teve patrocínio direto da Saúva e Jataí, da Lei de incentivo municipal do Rio de Janeiro e contou com recursos próprios do grupo também. Apoio cultural do Pão do Bento, Água Donna Natureza, Só Paçoca, Cachaça Magnífica de Faria, Sol Paragliders e Bambolê Arte.

As apresentações tem curta temporada sempre às 4as e 5as feiras, às 19h. O público deve ficar atento pois são somente 50 lugares disponíveis no Parque Glória Maria, antigo Parque das Ruínas e os ingressos para a estreia já estão esgotados. Para cada apresentação estarão disponíveis dois ingressos na moeda social muda.

Na casa do Parque das Ruínas, o convite para o público ver o Céu de agora

Helena Stewart convida a todos para correr e adquirir seus ingressos para assistir à “peça instalação, peça itinerante, onde convidamos o público a usar a casa do Parque das Ruínas. Convidamos o público a olhar para o céu, entrar nas ruínas e visitar essa Via Láctea que tentamos trazer para a casa. Desde o começo não queríamos fazer em um teatro por entender que o público devia estar mais perto”.

Céu de agora é uma transposição da palavra trabalhada na astrologia , para o corpo , a cena . Um espetáculo do Grupo Pedras itinerante no parque das ruínas que convida a mergulhar no mundo dos planetas e no céu de cada dia, que nunca se repete .

Serviço :

Espetáculo: Céu de Agora com o Grupo Pedras de Teatro

Onde: Parque Glória Maria / Antigo Parque das Ruínas – R. Murtinho Nobre, 169. Santa Teresa.
Dias 21, 27 e 28/11; 04 e 05/12, 19h.
R$80. 75min. 14 anos.

Ingressos : https://bit.ly/ceudeagora2024

Ficha Técnica:                            

Realização – Grupo Pedras de Teatro | Concepção e Direção – Marina Bezze | Atores-Criadores – Anah Paula Secco, Camila de Aquino, Diogo Magalhães, Fábio Freitas, Georgiana Góes, Helena Stewart, João Lucas Romero, Tyaro Maia, Vanessa Pascale | Texto – Criação coletiva | Direção Musical e Trilha Sonora Original – Azulllllll | Mixagem e Masterização – Azulllllll | Desenho de Som – Azulllllll, Andrea Zeni | Operação de Som – Luisa Lemgruber | Direção de Arte – Lulu Continentino | Produção de Arte e Figurinos – Miti, Anna Jones | Artista Convidado – Rona Neves | Costureiro – Darlan Kroger | Pintor de Arte Mandala – Paulo Campos | Desenho de Luz e Operação de Luz – Luana Della Crist, Iuri Wander | Motoristas – Altair Damasceno Jr, José Sobreira | Apoio de Alimentação – Rosa Maria Machado Ribeiro | Design Gráfico – Márcio Buto | Fotos – Antônio Stewart | Mídias Sociais – Ivam Cruz | Financeiro – Inês Chada | Assistência de Produção – Juliana Gaignoux | Direção de Produção – Anádia Oliveira

Compartilhar: