A Rede Muda Outras Economias está num ritmo muito bom de trabalho, com reuniões de avaliação do ano, planejando, organizando e pensando as ações do ponto de vista conceitual e de execução para 2024. Pela primeira vez após o fim da pandemia, o Celebra Muda será realizado presencialmente. O Celebra Muda é um encontro/festival de artes, culturas e tecnologias que resulta de um processo semeado por múltiplas experiências coletivas da Rede Muda Outras Economias. É um espaço-tempo para confluências de procederes alegres, de poéticas e fabulações ancestrais no fluxo das tradições Afropindorâmicas.

O primeiro encontro de celebrações será no dia 10 de dezembro na Serra da Misericórdia, junto ao CEM – Centro de Integração da Serra da Misericórdia e à ONG Novos Líderes Empreendedores, gestores da Iniciativa Mudas na Terra Prometida. A ampla programação contará com Luna Pesce (Arolê Alimentação Consciente e Jornada da Mata), Ivam Cruz (Rádio Assuna), Ana Santos (Centro de Integração da Serra da Misericórdia), entre outros. O CEM é um espaço de Integração na Serra da Misericórdia que nasce para fortalecer a soberania e segurança alimentar, feminista, antirracista e emancipatório, construindo outras alternativas de abastecimento, integração, justiça social e bem viver na favela.



Nos dias 16 e 17 de dezembro será a vez do Centro de Tradições Ilê Asè Egi Omin em Santa Tereza receber o Celebra Muda 2023. Numa parceria com o Jornada da Mata, no dia 16 de dezembro será realizado o 6° e último pilar do curso: Espritualidade e Autocuidado, que será responsável por uma parte da programação do dia, incluindo a Roda de Conversa, três oficinas e o Cine Curtas. Além das atividades da Jornada da Mata, o Celebra Muda vai oferecer um almoço em Mudas e uma apresentação artística com João Artigos e convidados, e no dia 17 o tradicional Samba Igbo Ijo, último do ano. Abrirão esta edição com a roda de conversa “Pedagogia da Ancestralidade” com a professora Vanda Machado, fortalecendo o espaço de diálogo e formação social que é o samba. E a roda de samba conta com Junior Silva, Leo Rosário, Marcelo Amaro, Pipa Vieira, Fayomi, Thainara Castro e Wellington Luiz. Nos intervalos DJ Fran e culinária de terreiro. O objetivo do Celebra Muda é proporcionar momentos para as pessoas estarem juntas, para confluir, se encontrarem e potencializarem os fazeres, conta Helena Stewart da Rede Muda.
“(A ideia) É bem menos sobre a Muda chegar nos lugares, mas é a gente fortalecer os lugares que já existem. Nesse ano, com a passagem do Nego Bispo, que foi uma grande referência para todos nós, vamos fazer uma homenagem para ele e todo o Celebra Muda será em sua homenagem”, explica Helena.
“Não tenho dúvidas de que a confluência é a energia que está nos movendo para o compartilhamento, para o reconhecimento, para o respeito”.
Nego Bispo – Antônio Bispo dos Santos
No dia 10 de dezembro, aniversário de Antônio Bispo dos Santos (1959-2023), será criada uma dramaturgia de homenagens na Serra da Misericórdia, para iluminar sua relevância e importância. Serão entregues os Balaios da Muda, como sempre é feito na época do Natal, que é formado por vários itens de pessoas que estão na Rede Muda e vendem seus produtos na plataforma da Muda.

“O Balaio também faz parte dessa ideia do Celebra Muda que é celebrar o que foi feito, o que fazemos e, na verdade, sempre em circularidade. Esse começo, meio, começo, um pouco menos com a ideia de fim de ano, mas de fortalecer o que já fazemos”, finaliza Helena.
Assista ao convite de João Artigos e Lelê Stewart para o Celebra Muda 2023: https://www.instagram.com/reel/C0h4e7Vp4bf/?igshid=NjFhOGMzYTE3ZQ==
Mais informações no Instagram da Muda Outras Economias: https://www.instagram.com/mudaoutraseconomias/
