Matéria publicada em 16 de outubro de 2024.
A Casa João de Barro vai ampliar a lista de objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas contemplados pela escola. Monalisa Couto, gestora da escola, fala que alguns objetivos já fazem parte de ações que a escola promove na educação infantil e agora pretendem atingir outros. Num evento em comemoração dos 20 anos da Rede Nacional da Cultura Viva, que aconteceu no Brasil inteiro, a escola convidou outros integrantes de Pontos de Cultura de Paraty para um dia de integração e trocas em sua sede. Um dos integrantes desse encontro, Domingos Oliveira, é articulador comunitário e de meio ambiente, e trabalha os 17 objetivos da ODS, além de promover uma campanha de recolhimento de óleo usado.
Nesse dia foi oficializada uma parceria entre a escola e Domingos, que levou alguns banners e instalou mais um ponto de coleta de óleo usado na Casa João de Barro. O recolhimento para reciclagem ou reutilização de óleo usado vai ao encontro do 6° objetivo da ODS: Garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água e do saneamento para todos. O óleo arrecadado, no mínimo 30 litros, é levado para a Cooperativa Serra do Mar que o transforma em outros produtos, como sabão. Quanto maior o volume de óleo arrecadado pela escola, maiores serão os benefícios e produtos que ela poderá receber em troca.
A equipe da escola iniciou um processo de comunicação e sensibilização em suas redes para falar sobre a maneira como o óleo usado será arrecadado, em garrafas PET por exemplo, além de conscientizar as pessoas sobre o potencial poluidor do óleo de cozinha para as águas e como reciclá-lo.
O fortalecimento de vínculos e trocas da Casa João de Barro com as iniciativas da rede Saúva Jataí, bem como as trocas entre os Pontos de Cultura da Rede Nacional Cultura Viva, tem trazido uma maior conscientização do seu papel enquanto articuladores das redes comunitárias em Paraty. “Essa é a nossa área, o que nos move e nos realiza. Muito além de só pensar a escola como um negócio, percebemos todo seu potencial para fazer ações em prol de um futuro melhor”, afirma Monalisa. A missão da Casa João de Barro é oferecer uma educação transformadora e regenerativa para crianças e adultos com prioridade para o desenvolvimento humano físico, mental e emocional em contato com práticas sustentáveis. E com isso ser uma referência de educação infantil de qualidade em Paraty, inspirando a comunidade local a adotar práticas educacionais transformadoras e sustentáveis em um ambiente de aprendizagem acolhedor e personalizado.
Atualmente, a equipe pedagógica da escola realiza um mapeamento de quais objetivos a escola já pratica, quais eram tocados mais superficialmente, quais ainda não estavam contemplados e começaram seu planejamento. Uma das ideias que estão em pauta é realizar uma contação de história que contemple os 17 pontos da ODS, junto com artistas locais de Paraty.
“Faltam seis anos para fazer tudo o que está ali e são objetivos super complexos. Vamos fazer a nossa parte, tudo o que podemos para ir cruzando os objetivos de todas formas possíveis”, diz Monalisa.
O momento agora, depois de fazer essa sensibilização entre as gestoras e coordenadora pedagógica, é de levar esse novo conteúdo (ODS) para o restante da equipe e compartilhar esse desafio com todos. “É compartilhando esse conteúdo e metodologias da escola que vamos sensibilizando para essa pesquisa e busca dos objetivos da ODS”, finaliza.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Ele contém os 17 objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que seja atingida a Agenda 2030 no Brasil. Mais informações podem ser conferidas no site: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs