Durante todo o mês de novembro, o Banco Maré promove mentoria para 80 micro e nano empreendedores do Complexo do Alemão e Complexo da Maré, Rio de Janeiro. A ação, intitulada “Desafio 30 Dias”, faz parte do programa “Maré em Movimento”, uma iniciativa do banco que tem por objetivo alavancar empreendedores dessas regiões. De acordo com Amanda Magalhães, diretora executiva do Banco Maré, a expectativa é que os participantes consigam cumprir os objetivos propostos e, também, que entendam (o Banco Maré) como manter esse impacto em uma escala maior, atendendo a mais empreendedores ao mesmo tempo.
O desafio é que os participantes se dediquem às mentorias, palestras e tarefas por trinta dias. As atividades são focadas em finanças e marketing e, como resultado ao final do percurso, é esperado que os envolvidos consigam formalizar ou regularizar sua situação cadastral de MEI (micro empreendedor individual); organizar suas finanças, separando o orçamento familiar do orçamento da empresa; e repaginar suas redes sociais, utilizando as ferramentas digitais para fins profissionais.
Calendário do Desafio
O calendário das atividades segue o seguinte roteiro: às segundas-feiras, são realizadas as mentorias de finanças, às quartas-feiras, as mentorias em marketing; e às sextas-feiras, a sessão ‘Tira Dúvidas’. Além disso, o Desafio 30 Dias ainda oferece palestras complementares, como Saúde Mental e Empreendedorismo, Growth (estratégias para o crescimento), dentre outras.
As atividades são ministradas em formato online e, para estimular ainda mais o engajamento dos participantes, o projeto aplica um sistema de ensino gamificado: quanto mais participam e completam as tarefas, os envolvidos ganham pontos que podem ser convertidos em desconto junto à Universidade Veiga de Almeida e de outros parceiros do Maré em Movimento.