Topo

Almanaque Lunar vai além das agendas e desenvolve um universo para autoconhecimento

Box do Almanaque traz agenda, calendário de parede, jogo, adesivos e marcador

O Almanaque Lunar é uma agenda, acompanhada por um calendário de parede, jogo da serpente, adesivos e um marcador de páginas. Também é um mergulho no autoconhecimento e no universo da pesquisa sobre o tempo feita pela artista visual Ana Luiza Tepedino. O projeto, que teve a primeira edição anual em 2014, parte de um estudo sobre a passagem do tempo, inspirado pelo crescimento dos filhos e pelo envelhecimento da avó da artista. Daí em diante, foi se desenvolvendo em conteúdo, usos e se fortalecendo em torno do universo temporal regido pela lua.

A artista visual, muralista e ceramista Ana Luiza Tepedino é a empreendedora que idealizou e produz o Almanaque

Hoje, a publicação conta com o trabalho de várias mulheres além da Ana. Traz, na edição de 2022, a Lenda do Cacau, elemento do ano, ilustrações que dialogam com o canto das lavadeiras Senhora Santana e com a baleia, um animal muito antigo e que inspira sabedoria e “guiança”, como conta Ana Luiza. Ainda traz textos inspiradores de Acsa Ramos, Maria Rocha, Beatrix Ricco, Sofie Huysman, Laura Lamas, Juliana Antônia, Elisa Pereira, Ju Negra dos Santos, Natália Barelos, Angélica Rodrigues, Thais Aparicio e Carol Carvalho; e também o trabalho de Lila Novaera (comunicadora, Mariah Leite (Revisão de textos), das designers Tiê Passos e Letícia Dias, e da fotógrafa Luiza Saad.

Todo o conteúdo e uso do Almanaque provoca, além da organização tradicional das agendas, a busca do autoconhecimento, através dos ciclos orgânicos, pessoal e da Terra, do ritmo da natureza, dos elementos de inspiração, da arte e das receitas naturais de cuidados com o corpo. Ana explica que as anotações e a atenção ao ciclos hormonais, correspondente ao ciclo lunar, ajudam a melhorar a programação da rotina e criar uma agenda mais alinhada com o ritmo pessoal.

Jogo da Serpente e Bússola Lunar

O Jogo da Serpente é um impresso que ajuda a estudar o céu, acompanhar o ritmo da lua e ir marcando os ciclos com os adesivos que vem no conjunto. É uma forma lúdica de aumentar o conhecimento e entender os ciclos naturais através do movimento e das fases da Lua. Já a Bússola Lunar traça paralelos entre os ciclos femininos e alguns animais; e vai ganhar uma versão mais elaborada na edição de 2023. Essa provocação teve enquete na página do Almanaque no Instagram (www.instagram.com/almanaquelunar): “Como você se sente em cada Lua?”

Jogo da Serpente traz o estudo as fases da Lua e do céu par ao universo lúdico

Almanaque Lunar e educação menstrual

Este ano, Ana procurou a Secretaria de Educação de Paraty/RJ para promover um ciclo de Educação Menstrual com as alunas da Escola Penquenina Calixto. A ação doou uma edição do Almanaque para cada aluna e conversou com as adolescentes, com idades entre 11 e 17 anos, sobre educação menstrual, ciclos femininos, período fértil, menstruação, tipos de absorventes, pobreza menstrual e variação hormonal. “Para várias meninas, foi a primeira vez que ouviram falar sobre o assunto”, destaca a artista para a importância de trazer o tema para dentro das escolas. A ideia é que elas escrevam o que sentem na agenda para se conhecerem melhor.

A agenda traz textos, receitas solstícios, ilustrações e ciclos lunares

O Almanaque Lunar tem financiamento através do Microcrédito do Banco Comunitário Alegrias desde 2021.

Quem quiser comprar o Almanaque Lunar ou conhecer mais sobre esse trabalho, acesse www.almanaquelunar.com.br .

Compartilhar: