Topo

1° Mutirão 2022 do INOV promove melhorias na escola e dá exemplo de força coletiva do trabalho

Numa manhã de sábado,  dia 19 de fevereiro de 2022, o Instituto Ouro Verde (institutoouroverde.com.br) é tomado por muitas mãos e mãozinhas trabalhadoras. Famílias, alunos, funcionários e professores se unem no 1o. Mutirão de 2022, colaborando com diversas melhorias na escola.

Tinha gente em todo lugar, cuidando da limpeza da entrada da escola, ao redor da quadra, fazendo transplante de uma jabuticabeira, construindo uma composteira, capinando a horta, carregando e preenchendo o tanque de areia, realizando atividades de manutenção nas salas de aula, pintura, poda de galhos e muito mais!

A unidade de ensino infantil recebeu melhorias nas áreas externas e internas

Isabel Assunção, mãe da Serena, do 2° ano, nos conta que a escola mudou suas vidas por ser uma escola de valores, que dá importância às relações, aos encontros e à diversidade; e que os mutirões trazem a oportunidade do encontro com a comunidade escolar, de cada um fazer um pouco para o benefício de todos.

“Esse Mutirão foi muito especial, (…) quem foi, vivenciou e sentiu essa energia contagiante que estava ali; todas as crianças estavam muito felizes. Eu parei um momento e observei que todos estavam trabalhando. (…) Estava lindo de se ver, estava emocionante e foi um dia luminoso”

Isabel Assunção coordenou a capina e poda ao redor da quadra

Perguntada sobre o que o Mutirão significa para ela e a escola, Isabel nos responde que ama a escola: “temos confiança e acreditamos que podemos realmente dar uma educação para as crianças, para a nossa filha, que seja capaz de transformar o mundo. E isso é muito importante, é um bem precioso!”

A comunidade escolar trabalhando unida pelo bem comum

O senso de comunidade, de trabalho coletivo e de união estão presentes, envolvendo adultos e crianças, que ajudam e se divertem, transformando o Mutirão numa atividade produtiva para a comunidade escolar. E tudo isso contribui com o conceito de uma C.S.E. – Comunidade Sustentando Escola.

Para Raquel Aranhas, mãe do Benjamin, do 3° ano e Cora, do maternal, que já participou de vários mutirões e está na escola desde a fundação, o Mutirão serve para lembrar que a escola lhes pertence e que depende dessa força coletiva; especialmente nesse momento, saindo do isolamento imposto pela pandemia, ele serve também para promover o contato entre as famílias, de se encontrarem num trabalho conjunto, se conhecerem e reconhecerem.

“Além de ser um encontro para os adultos, é ainda um importante exemplo para as crianças, pois no mundo atual onde os serviços de manutenção são sempre terceirizados, o Mutirão nos mostra que é nossa responsabilidade criarmos um ambiente vivo e belo onde nos sentimos bem. Enfim, (…) com o Mutirão também saímos fortalecidos pelas trocas e pelos laços afetivos estreitados entre as famílias da comunidade”

Comemora Raquel Aranhas
No meio do trabalho pesado, um pouco de diversão

Todo o trabalho de manutenção e melhorias é bem planejado e coordenado, com os funcionários, pais e alunos se dividindo em vários pontos da escola. Tudo é realizado de forma colaborativa a partir das capacidades individuais; e isso faz com que se sintam co-criadores e co-responsáveis de um projeto comum: o Instituto Ouro Verde.

O engajamento das famílias e alunos nesse processo demonstra na prática a filosofia da escola de gestão compartilhada e de dividir a responsabilidade educacional com a comunidade escolar. Esse exemplo,  de todos juntos cuidando da escola, gera um aprendizado enorme para todos, principalmente para os alunos, que vêm o comprometimento de seus familiares e da equipe da escola na construção do processo educacional.

“O mutirão do INOV para mim é uma verdadeira festa do fazer! Neste encontro de celebração do cuidado com o nosso espaço comum, não reivindicamos para nós próprios o resultado da nossa força de trabalho, mas sim o entregamos para a comunidade em doação”!

Sandra Gonçalves, gestora administrativa do Instituto Ouro Verde

Clique baixo e assista o video do Mutirão produzido pela comissão de comunicação da escola e o Núcleo Cigarras:

Compartilhar: