Topo

Instituto Ouro Verde realiza os eventos Portas Abertas e Meu Quintal, Nosso Quintal nos próximos sábados

O Instituto Ouro Verde – INOV – está de portas abertas para receber famílias interessadas em conhecer o espaço físico, equipe docente e pedagogia da escola. O evento “Portas Abertas” é organizado pela comissão de matrículas, será realizado neste sábado, 22 de março. Ele é direcionado para vagas na Educação Infantil, que possui um espaço físico semelhante a uma pequena vila e salas de aula que lembram uma mini-casa. Grande parte das famílias interessadas em conhecer a escola veio de indicações de mães e pais que já estão com seus filhos matriculados no INOV, e isso demonstra a satisfação dessas famílias com o projeto de educação Waldorf. Para além da pedagogia Waldorf, o INOV tem um diferencial dos pilares da Escola Verde: Agroecologia no currículo escolar, gestão de resíduos e alimentação integral. Isso agrega famílias preocupadas em dar aos seus filhos uma educação para a vida e a transformação da sociedade, além do conteúdo curricular. No sábado seguinte, 29 de março, acontecerá o 2° Meu Quintal, Nosso Quintal do ano, já que o primeiro foi realizado nas dependências dos espaços da Educação Infantil e Fundamental da escola em formato de Mutirão. Durante o Mutirão foram realizados pequenos reparos, pinturas, podas, jardinagem e etc. em todas as áreas da escola, com a participação de funcionários, professores e familiares. O segundo Meu Quintal, Nosso Quintal será na casa de uma das famílias do INOV, da Isabel Assunção e Audrey, que será beneficiada com o trabalho de jardinagem e podas em seu quintal. A cada mês uma nova família receberá membros da comunidade escolar para cuidar de seu quintal e assim sucessivamente até o fim do ano.

Portas Abertas

Esses eventos mostram a filosofia da escola e como ela é gerida, já que a participação das famílias é fundamental para os processos educacionais de seus filhos e da gestão da escola. O engajamento das famílias em atividades rotineiras dá a seus filhos uma perspectiva de corresponsabilidade com a escola e integração com seus lares. A gestão da escola é descentralizada em comissões de várias áreas, num modelo de auto-gestão, onde os processos administrativos-financeiros, pedagógicos, inclusivos e etc. são discutidos e deliberados de maneira sociocrática. Laura Guimarães é mãe de alunos e integra as comissões de comunicação, autogestão e alimentação do INOV, ela nos conta que abrir as portas para interessados em matricular seus filhos é muito importante por ser uma escola diferente das demais. “Com um simples convite ou material de divulgação, não conseguimos passar a essência, a alma do que trabalhamos dentro da escola. Não tem imagens, fotos ou vídeos que substituam essa experiência real e física de olhar para essa estrutura física que é diferente”, explica Laura.

A estrutura física da Educação Infantil se assemelha a uma vila com várias casinhas, cada uma é uma sala de aula e entre elas existem parquinhos feitos de madeira com tanques de areia, num cenário de montanhas e florestas ao fundo. Além da visita em si, serão oferecidas várias vivências para os pais, como: alimentação saudável e consciente; roda rítmica; aquarela; trabalhos manuais; contação de histórias. Nas vivências serão experimentadas, pelos pais, as rotinas do que as crianças farão na escola. Todas essas atividades refletem a pedagogia da escola e a importância dada à alimentação, à música, à arte e contação de histórias, e o envolvimento das crianças com esses processos.

Neste ano, optou-se por abrir as portas do INOV somente para as mães e pais, sem filhos, para que sua atenção esteja totalmente voltada para a visita e as dinâmicas em si. Segundo Laura, esse encontro dá oportunidade para as famílias perguntarem diretamente para as professoras e mães, que estão no cotidiano da escola. O objetivo deste evento é preencher as vagas que ainda existem na Educação Infantil e em especial no Maternal, que vai dos 18 meses aos 6 anos de idade. Laura Guimarães conta que as matrículas na educação infantil têm uma característica própria: elas são feitas de forma fluida e contínua ao longo do ano, por não acompanhar o calendário curricular da escola a partir do Fundamental 1.

As inscrições para o Portas Abertas podem ser feitas no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft-PnfRXHfkHLYok1fEA_ye5Ph1ogilrc6TiTWdDAba2tq1g/viewform

Meu Quintal, Nosso Quintal 2025

A ideia central do projeto Meu Quintal, Nosso Quintal é expandir a filosofia do Mutirão da escola para as casas da comunidade do INOV. A primeira edição do evento ocorreu simultaneamente nas duas unidades da escola, Infantil e Fundamental, quando foram feitos serviços de jardinagem, podas, pequenos reparos nas salas de aula, pintura e outras necessidades levantadas pelos professores, famílias e equipe de manutenção da escola.

O 2° Meu Quintal, Nosso Quintal será na casa da Isabel Assunção e Audrey, uma família do INOV, que receberão a comunidade escolar para realizar todo tipo de serviços e manutenção em seu quintal. As outras casas beneficiadas mensalmente ao longo do ano ainda serão definidas de acordo com a demanda dos inscritos no projeto. Os dias e locais dos próximos mutirões são divulgados com antecedência para a comunidade do INOV.

“Percebemos esse ganho mais direto que acontece em um dia ao invés de um mês. E também muitas trocas e uma integração maior entre as famílias. A partir do fazer, os laços sentimentais são estreitados.”

Laura Guimarães – mãe e integrante das comissões de comunicação, autogestão e alimentação do INOV

Compartilhar: