Topo

Centro de Tradições Ylê Asè Egi Omin realiza 3° Encontro de Jovens no Terreiro

Matéria publicada em 13 de março de 2025.

O Centro de Tradições Ylê Asè Egi Omin inaugura a programação de 2025 com o 3° Encontro de Jovens no Terreiro, nos dias 21 a 23 de março. Ao longo de três dias de imersão, 30 jovens participarão de diversas atividades culturais, educativas e reflexivas abordando temas como meio-ambiente, território, ancestralidade e coletividade. Segundo Flávia Berton, gestora e Ekedi do Egi Omin, “a ideia é trabalharmos alguns princípios do terreiro que fazem com que a gente viva uma cultura independente da religiosidade. Vivemos aquilombados e temos uma cultura de partilha muito forte dentro do terreiro. Trazemos para esse encontro de jovens mais a nossa cultura e a ritualística do que propriamente as ferramentas que utilizamos. Não tem nada a ver com a religião e sim com os princípios afrodiaspóricos”. Durante a imersão, serão oferecidas oficinas e vivências de meio-ambiente e plantio, alimentação consciente e auto-cuidado, todas numa perspectiva temática da territorialidade, comunidade, ambiente e aquilombamento. As inscrições podem ser feitas no link neste formulário abaixo:

Mais informações no instagram do @yleaseegiomin e @escritoriodamata.

A partir de maio até dezembro, todo terceiro final de semana do mês, serão realizadas duas atividades: Artes Práticas (sábados) e Igbo Ijó (domingo). Nas Artes Práticas, serão realizadas atividades culturais do universo do circo, dança, grafite, hip hop e teatro com oficinas ao longo do ano para o público infantil. Ao fim das oficinas, serão exibidos filmes ou espetáculos de artes cênicas com roda de conversa. Aos domingos, o Igbo Ijó realizará rodas de conversa seguidas de música, sendo quatro edições com roda de samba e quatro edições com outros estilos musicais. “Igbo Ijó significa ‘dançando na floresta”, então esse ano resolvemos não fazer só roda de samba e abrir para grupos que tocam outros tipos de música como forró ou sambalanço, por exemplo. Enfim, vamos fazer tardes para dançar na floresta”, conta Flávia.

Dentro deste projeto, a equipe do Centro de Tradições tem parcerias com a Rede Muda Outras Economias, Cordão do Boitatá, Jornada da Mata, Grupo Pedras de Teatro, Centro Interativo de Circo, Iniciativa por Memória e Direitos Humanos, e o Pet Povos de Terreiro, além da parceria de fomento da Saúva. Esses coletivos estão colaborando com a curadoria dos eventos, que deve ser bastante diversificada para contemplar a todos.

Igbo Ijó – Dançando na Floresta – realizado em 2023

Outros projetos em andamento

A parceria com a Compostagem Terra Orgânica segue em 2025, com a estrutura e técnicas que foram desenvolvidas ao longo do processo do Edital de Compostagem de 2024. Várias pessoas do Egi Omin foram envolvidas nas rotinas de compostagem de resíduos orgânicos que, em poucos meses, se transforma em um rico adubo orgânico para ser utilizado em hortas, jardins e pomares.

A reforma da cozinha sagrada também segue na fase final das obras, com a finalização da cozinha e banheiros. A campanha de financiamento coletivo não arrecadou 100% da meta estabelecida, mas a reforma foi feita com os recursos arrecadados, rateio entre os integrantes do terreiro, e uma parte ainda em dívidas e empréstimos para finalizar a estruturação da cozinha sagrada, segundo Flávia Berton. “Agora estamos em déficit para finalizar, mas essa reforma é estruturante e bem importante de ser feita porque o barracão ainda precisa da parte elétrica. São nossas prioridades para o espaço”, explica.

Compartilhar: