Topo

Angeli Temperos é exemplo de como o microcrédito pode alavancar grandes sonhos

Conceder um crédito deve ter por premissa central não o juro ganho em cima da operação, isto é, o lucro do empréstimo, mas a capacidade deste crédito em transformar a vida das pessoas e dos empreendimentos, colaborando para um crescimento sustentável.

Esta é a premissa da iniciativa Co-labore, que busca, acima de tudo, fomentar a autonomia e o fortalecimento dos parceiros apoiados, dentro de uma relação horizontal, empoderadora e até mesmo afetuosa. E essa é a história da relação entre a iniciativa Co-labore e a Angeli Temperos, empresa de Paraty (RJ).

Angeli Oliveira é uma mulher sonhadora. Diz que não cansa de sonhar. Insiste e persiste no sonho diário. Aquele entusiasmo que brilha em seu olhar. É também sonhadora, porque foi no sonho da noite que tudo começou. Certa madrugada, na trama onírica, escuta as vozes de quais ervas ela deveria colher, ouve como deveria misturá-las, o preparo, o passo a passo. Acorda e põe a receita em prática. Mistura todo o sonhado, conforme o ditado, e assim nasce o primeiro tempero de sucesso.

Já se passaram 15 anos daquele sonho. Hoje, Angeli tem uma empresa no quintal. Cria temperos especiais, misturando cheiros, texturas e sabores. São diversos temperos criativos, como o famoso Tempero Caiçara (uma mistura de alho, cebola, salsa, gengibre e sementes de coentro), ou o Segredo Caipira (tomate seco, cebola, pimentão, açafrão da terra, orégano e manjericão), e muitas outras criações, como o Indiano Caiçara, o Feijão Perfeito, o Pesto, o Tempero Baiano, etc.

Aprendeu com os mais velhos, com a tradição oral dos antepassados, com a própria curiosidade de experimentar, e com os sonhos. Começou vendendo de porta em porta nas ruas de Paraty e em feiras da cidade, e hoje já envia seus temperos para Turquia, China, Israel, França, Itália, Argentina. Além disso, fornece para restaurantes de chefs renomados e para marcas de alimentos orgânicos especiais.

Porém, bem ali, no auge do seu crescimento, Angeli enfrentou um problema difícil: a demanda pelos temperos começou a aumentar, mas o trabalho totalmente manual e artesanal não possibilitava a produção necessária. Angeli se viu impedida de crescer. Foi aí que a iniciativa Co-labore apareceu.

Angeli só precisava de um impulso para ir mais longe. Precisava adquirir uma trituradora: uma máquina para acelerar o processo de produção e aumentar seu estoque de venda. Entretanto, não tinha o recurso em caixa para realizar a compra.

Em 2021, a iniciativa Co-labore, assim, surgiu nessa história e propôs uma saída: o microcrédito. Resultado: Angeli conseguiu comprar o equipamento. Aumentou significativamente a produção, resolveu o problema da demanda reprimida, e tem se tornado uma referência cada vez maior no ramo de temperos artesanais. O sucesso da parceria foi tanto que, hoje, Angeli já está planejando a ampliação de sua cozinha.

O sucesso dessa parceria pode ser explicado pela forma como a iniciativa Co-labore apoia e opera o microcrédito.

Em primeiro lugar, o processo de empréstimo é completamente desburocratizado. Ainda que uma análise metódica dos fluxos de caixa da empresa possa ser de grande ajuda no processo de avaliação de um projeto, a iniciativa Co-labore procura levar muito em conta o entusiasmo e o planejamento dos trabalhos. Inclusive, a iniciativa Co-labore orienta os parceiros na realização de um planejamento bem exequível, de modo que o valor definido para o crédito seja apenas uma consequência desse processo.

As taxas são convidativas e os prazos sempre buscam considerar a própria curvatura do negócio do parceiro.

Quando eles me ajudaram, a porcentagem foi bem pequena, isso me impulsionou a querer mais e a trabalhar para ajudar outras pessoas“.

Angeli, empresária da Angeli Temperos

Além disso, a iniciativa Co-labore opera na lógica da economia do ciclo em espiral: o parceiro entra numa rede que o próprio sucesso estimula o apoio mútuo entre iniciativas afins.

Por tais razões, a relação estabelecida entre a Co-labore e a Angeli se tornou uma relação afetuosa e de crescimento. Nas palavras de Angeli, fechar essa parceria:

Me ajudou a ir mais longe. Quando alguém vem e aposta em você, e num valor significativo, você só vai, não olha para o lado. Só vai além“.

Angeli, empresária da Angeli Temperos

Instagram da Angeli Temperos:

https://www.instagram.com/angelitemperosparaty/

Compartilhar: