Matéria publicada em 20 de fevereiro de 2025.
A Família Cordão do Boitatá está mobilizada para viabilizar esse bloco carnavalesco que tem uma importância histórica na recente valorização cultural do centro do Rio. Já foram realizados quatro ensaios, no Bola Preta, e Circo Voador foram três, estes, com importantes nomes do cenário musical da cidade para, também, agregar público e com isso contribuir com o financiamento do Cortejo e Bailão. A meta agora é divulgar ao máximo a Campanha de Financiamento Coletivo que está arrecadando valores através do PIX: pixboitata@gmail.com. Até este momento, o Bloco já arrecadou em torno de 50% da meta que vai viabilizar a contratação de pessoal, técnicos, palco, camarim, sonorização e etc.

A Rede Muda Outras economias é irmã do Cordão do Boitatá muitos integrantes da rede fazem parte dessa família, que em 2023 fez uma ação de coleta de lixo reciclável após o cortejo. A saída do Cortejo do Cordão do Boitatá será no dia 23 de fevereiro às 8h, na Rua da Assembleia no Centro do Rio de Janeiro, e a concentração começa às 7h. Já o Bailão Multicultural do Cordão do Boitatá reunirá grandes artistas do cenário musical da cidade no dia 2 de março, às 9h, num grande palco montado na Praça XV. O evento é gratuito e acontece a céu aberto.

Ivam Cruz, integrante da Rede Muda e do Cordão do Boitatá, nos fala da importância dos ensaios pré-carnavalescos e da novidade deste ano que foi o ensaio da orquestra de rua com mais de 150 músicos, naipe de sopros, bateria e alas, em conjunto com o ensaio do Baile Multicultural. “Fizemos uma dobradinha, uma síntese do nosso carnaval. Parte da beleza que o que Boitatá põe na rua estava ali no Circo Voador para poder brindar e estar junto das pessoas, além de arrecadar fundos para fazer o carnaval.”, diz em entrevista. Neste ano, já participaram dos ensaios: Rita Benedito, Jongo da Serrinha, João Cavalcante, Mariana Baltar, artistas do musical do Martinho da Vila, Dadi, Hamilton de Holanda, Roberta Sá, Tereza Cristina, Juliana Linhares, Marina Íris, Bi Ribeiro, Orumilá, DJ Zedorock e DJ Tame. “No último ensaio fizemos um cortejo noturno que foi muito bonito. Cortejamos da porta do Circo Voador com toda a orquestra e o público, que estava dentro, e tomamos a rua até a Praça Tiradentes. Para saudar a rua”, conta.

Este ano o bloco homenageará no Baile Multicultural: Gonzaguinha, Paulo Moura, Capiba, Sivuca e Milton Nascimento. Ao longo do repertório do Baile, serão criados momentos para homenagear todos esses artistas. As atividades são coordenadas por Kiko Horta, Cristiane Cotrim, Thiago Queiroz, Wanda Araújo, Flávia Berton.
Uma característica importante do bloco é a independência para o planejamento e desfile no Carnaval. Nos anos anteriores à pandemia o Cordão realizou suas atividades de forma totalmente autônoma e independente, arcando com todos os custos de produção do seu Cortejo e do seu Baile Multicultural, contando com sua enorme rede de apoiadores e brincantes e reunindo cerca de 80 mil pessoas na Praça XV no domingo de Carnaval.
“Fazer o carnaval dessa maneira, faz parte de escolha cultural, política. O carnaval vai além dos três dias de festa. Entender que o carnaval de rua que movimenta tanto dinheiro pra cidade (…) precisa também de partilha, retornar de outra maneira para a cidade, para iniciativas educacionais em comunidades, melhoria nas escolas, na saúde. Para onde este dinheiro está indo e porque isso não é dito?”, questionam os integrantes do Cordão do Boitatá, Ivam Cruz e Kiko Horta.

O Baile Multicultural, segundo um estudo realizado em 2018 pela FGV em parceria com o Ministério da Cultura, gerou um impacto econômico de 28,61M durante o carnaval daquele ano, criando mais de 700 postos de empregos diretos e indiretos, e 1,16M em tributos federais, estaduais e municipais.
Concurso de Jingles
O Cordão do Boitatá convoca sua rede de amigos e foliões para participar dessa divertida competição, que tem como objetivo selecionar um jingle que será tocado ao longo do Baile Multicultural do Cordão do Boitatá, no domingo, dia 02 de março, na Praça XV. Os interessados podem enviar ou comentar no post o perfil de seus amigos e amigas para participar!
Os candidatos deverão compor um jingle de até 45 segundos que ajude a bombar a arrecadação!
A letra do jingle deve conter, obrigatoriamente, a chave PIX: pixboitata@gmail.com
A música, em vídeo gravado com a própria compositora ou representante cantando, deve ser enviada para o email: jingleboitata@gmail.com. Ela deverá ser enviada no e-mail junto com o perfil do Instagram e um celular de contato do responsável. O prazo pra envio é 27 de fevereiro, 5ª feira, até as 17h. Uma comissão do Boitatá fará a primeira curadoria, selecionando 3 jingles. Na sexta (28/02), os três escolhidos irão a júri popular na página do Boitatá no Instagram! O jingle vencedor será divulgado no sábado (01/03). A pessoa autora do jingle vencedor será convidada a cantar seu jingle no Baile Multicultural da Praça XV! E Também receberá um kit de produtos do Cordão do Boitatá!

Lançamento de discos
Em 2024, o Cordão do Boitatá lançou dois discos. Em fevereiro, “Dos pés à cabeça – Na praça” com a sua orquestra de palco, e em setembro, o “Dos pés à cabeça – na rua”, com sua orquestra de rua. Clique para ouvir: