Topo

Baile de Verão do #estudeofunk e Ensaio do Céu na Terra agitam o fim de semana na Fundição Progresso

Matéria publicada em 20 de janeiro de 2025.

O fim de semana vai ser quente na Fundição Progresso, com o 3° Baile de Verão do #estudeofunk e Ensaio do bloco de carnaval Céu na Terra, não perca! Para mais informações acesse o site: https://fundicaoprogresso.com.br/

A terceira edição do Baile do #estudeofunk acontece no dia 25 de janeiro, sábado, na Fundição Progresso. Além do show dos artistas do #estudeofunk, o evento reunirá grandes nomes como MC Carol, DJ Ramemes, Deekapz, Crazy Jeff e Ardo, trazendo para a Casa de Todas as Tribos um Baile de Verão com o que há de mais quente na cena funk.

O #estudeofunk é um programa de residência artística musical que reúne em seu elenco MC’s, dançarinos, DJ’s e beatmakers que são referência no estilo. Em sua trajetória, recebeu mais de 150 artistas, lançou 4 álbuns, 2 EPs, diversos singles e videoclipes, somando aproximadamente 500 mil visualizações no canal do Youtube. 

Foto Berro Inc.

“Montamos um line-up muito quente pra combinar com o verão do Rio de Janeiro. São grandes nomes da cena reunidos em uma noite que com certeza será inesquecível”, afirma Taísa Machado, diretora artística do programa. O show do coletivo do #estudeofunk é criado especialmente para o baile com os maiores sucessos já lançados pelos artistas, em uma apresentação dinâmica e expressiva sobre a cena atual. 

De Niterói para o mundo, MC Carol é destaque do baile 

MC Carol é um dos grandes nomes atuais do funk carioca. Sucesso com músicas como “Minha vó tá maluca”, lançou “Bandida”, seu primeiro álbum, e surpreendeu ao cantar temas como a realidade das comunidades, a sexualidade e o feminismo. Nos últimos anos, a artista fez shows nos EUA, Europa e nos principais festivais do país, e lançou o álbum “Levanta Mina”, que trouxe a veia cômica – característica da artista – ao lado de músicas que abordam temas como a sexualidade do ponto de vista feminino, além da gordofobia e o machismo, questões que ela combate no dia a dia. Em 2023, ao lado da cantora Iza, MC Carol lançou “Fé Nas Maluca”, que rendeu a elas diversos prêmios. Ainda no mesmo ano, Carol lança “Tralha”, seu terceiro álbum de estúdio, explorando sonoridades do trap e abordando temáticas como dinheiro, amor e sucesso.

Foto Gabriel Renne

Pela segunda vez no Baile do #EOF, DJ Ramemes 

Nascido e criado em Volta Redonda, Ramon Henrique começou em 2017 a produzir músicas quase que por brincadeira, para fazer os amigos rirem, surgindo a partir daí sua persona artística, o DJ RaMeMes (O DESTRUIDOR DO FUNK). É conhecido por seus sets acelerados e frenéticos, tendo sido convidado para integrar o line-up de grandes eventos, como Coke Studio – Rock in Rio 2024 (RJ), CIA – Copa Inter Atléticas (MG), Festival MADA (RN), é hoje um nome frequente em festas e festivais de todo o Brasil. Foi residente do Ciclo I do #estudeofunk e em 2024 realizou sua primeira turnê internacional tocando na Itália, Inglaterra e Portugal. Já tocou junto com grandes nomes da música eletrônica nacional e internacional e realiza o “Baile do Ramemes”, festa que tem como conceito a união entre o baile de comunidade e a cena LGBTQIAPN+. 

Foto Wender Bastos

Duo de sucesso em festivais pela primeira vez na Casa  

Deekapz é um duo de produtores do interior de São Paulo que busca combinar influências da música eletrônica global com sua bagagem de funk e música brasileira. A dupla já se apresentou em festivais como Lollapalooza, Primavera Sound, Coala, The Town, Festival Selvagem e Turá, passando ainda pela edição de estreia do Festival Extrapunk Extrafunk, promovido pelo rapper carioca Black Alien. Atualmente, o duo busca investir em festas que tornem a música eletrônica mais acessível e potente no Brasil. 0800 é um grande exemplo desse movimento: uma festa gratuita promovida pelo Deekapz nas ruas do centro de São Paulo, que reúne – com curadoria própria – DJs consagrados e iniciantes em uma tarde de música na rua. A festa é também uma forma de reverenciar a cultura do baile funk e sua histórica iniciativa de democratização da cultura, ainda que muito estigmatizada.

Além do show coletivo, artistas do #estudeofunk realizam apresentação solo

Artista participante do #estudeofunk, Ardo é um DJ e beatmaker que vem ganhando destaque na cena musical. Influenciado pela cultura hip-hop francesa e por suas raízes senegalesas, ele traz uma abordagem única e inovadora, que vai mostrar durante o baile. A vivência na França o introduziu a uma diversidade de estilos musicais, desde o hip hop até a música eletrônica. Já no Rio de Janeiro ele descobriu o funk, primeiro como ouvinte e atualmente como produtor.

Também residente do #estudeofunk, Crazy Jeff, é carioca, envolvido com a cultura hip hop por meio da dança desde 2011. Tornou-se pesquisador musical, curador DJ, formado pelo projeto Mixinar (Instrutor: Dj Def Brks) em 2019, e pelo projeto Urban Work The Responsa em 2020. É criador das festas “Segundas Intenções” & “Crazy Party”, atua como DJ no Baile do Santo Amaro, membro dos coletivos Emburacamento e Gangzilla e especialista em Funk, Hip Hop, R&B e Afrowaves e sua variáveis.

Ensaios do Céu na Terra na Fundição Progresso

Abrindo o ano de 2025, o tradicional bloco “Céu na Terra” dá início aos seus ensaios na Fundição Progresso. Os quatro encontros acontecem nos dias 26 de janeiro, 02, 09 e 16 de fevereiro, entre 11h e 15h. Será um momento de celebração, onde o público poderá conhecer as surpresas que o coletivo de artistas de Santa Teresa está preparando para o Carnaval.

Todos os anos, o Céu na Terra presta sua reverência a nomes de destaque na cultura e no cotidiano brasileiro. Em 2025, Rita Lee foi a escolhida como símbolo da festa. Nesta brincadeira, o Céu na Terra une o rock ao carnaval e convida o público para o seu pré-carnaval. 

Durante os ensaios, os serviços de bar da casa estarão disponíveis para o público. No intervalo, o público poderá aproveitar o terraço com direito à chuveirão. 

Sobre o bloco Céu na Terra

Desde o ano de 2001, o Céu na Terra vem trazendo milhares de foliões coloridos que acompanham os desfiles com muita música, criatividade e entusiasmo. Conhecido pelos moradores e frequentadores do bairro e pelo folião carioca, o bloco é um dos mais simpáticos símbolos da renovação e revitalização do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro.

Os foliões saem com fantasias das mais diversas e criativas, além de contar com a presença de bonecos gigantes de inspiração popular, porta-estandarte e pernas de pau. Seu naipe de metais é formado por sopros diversos (saxofones, trompetes, trombones e tubas). Na percussão juntam-se surdos, caixas, agogôs e ganzás. Acordeons, banjos e cavaquinhos dão um toque especial à harmonia musical.

Todos esses elementos fazem do Céu na Terra um dos mais queridos e conhecidos blocos de rua do Rio de Janeiro. O repertório de marchinhas tradicionais completando com outras autorais, cirandas, maxixes, sambas e frevos que agradam a todos e embalam alegremente o Carnaval de Santa Teresa.

Por Clara Lugão – Assessora de Imprensa da Fundição Progresso

Compartilhar: