Topo

Estão abertas as inscrições para o curso Soluções Financeiras Criativas aos Desafios Sociais Contemporâneos

Estão abertas as inscrições para o curso Soluções Financeiras Criativas aos Desafios Sociais Contemporâneos da Escola de Outras Economias, parceria da Rede Saúva Jataí com a Rede Alegrias. Serão quatro módulos online pela plataforma zoom, um por mês, com início em 06 de agosto e final em 16 de novembro. Os cursos serão gratuitos mas serão aceitas contribuições solidárias. Os professores/facilitadores são de altíssimo calibre: de Joan Melé, referência mundial no setor dos chamados bancos éticos, e Leandro Almeida, precursor da Economia do Ciclo Espiral e gestor da Jataí Investimentos, a Aílton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor e ativista; e ainda muitos e muitas experts em iniciativas em criação e implementação de moedas complementares, bancos comunitários, investimentos de impacto e novas visões e formas de valoração econômica.

O curso tem como objetivos mobilizar os integrantes da Rede Jatai\Sauva, da Rede Alegrias e pessoas e coletivos afins nos temas de outras economias, moedas sociais e finanças solidárias para o aprimoramento, continuidade e alinhamento dos objetivos da Rede; também pretende ampliar o conhecimento teórico e prático necessário para continuar dando suporte às ações de trocas econômicas via moeda complementar, banco comunitário e as iniciativas de microcrédito; além disso, formar novos integrantes da Rede Alegrias e fazer contatos e estabelecer relações de intercâmbio de conhecimento e parcerias com redes e pessoas afins aos propósitos das redes Alegrias e Saúva/Jataí.

A ideia principal é a formação de agentes que promovam ferramentas de empoderamento e sustentabilidade para suas comunidades. Para isso, os módulos do curso trazem como temas específicos a Economia e Desenvolvimento Social Local (Promoção do desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, baseado no apoio às iniciativas de economia solidária em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos sócio-produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização (bodegas, mercadinhos, lojas e feiras solidárias), organizações de consumidores e produtores; Crédito Produtivo e Microcrédito (Acesso ao crédito e aos demais serviços financeiros solidários para a população em situação de pobreza em segmentos populacionais, comunidades e territórios caracterizados pela vulnerabilidade socioeconômica; Assessoria e Apoio Técnico a Projetos (Desenvolver processos participativos e sistemáticos de assessoramento técnico na qualificação da gestão e da sustentabilidade socioeconômica das iniciativas de finanças solidárias, com foco na aplicabilidade de metodologias voltadas às etapas de planejamento, monitoramento, acompanhamento, avaliação e sistematização; Protagonismo Comunitário (Fortalecer a atuação das comunidades na condução do seu processo de desenvolvimento ao garantir o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social junto às iniciativas de finanças solidárias).

O Mestre Jorge Koho inaugura o curso em agosto

O curso será dividido em quatro módulos e tem aula inaugural na primeira semana de agosto, Outros Mundos Possíveis, com o Mestre Jorge Koho, pesquisador brasileiro que, há anos, dissemina a pesquisa e experimentação em novos modelos econômicos pelo mundo. Já os módulos do curso são divididos da seguinte forma:

Módulo I – Onde Estamos? Reformulação Econômica Fundamentos para Renovação Social, com seis aulas de Joan Melé (legendado), nos dias 08 (segunda-feira), 16, 23 e 30 (terças-feiras) de agosto, sempre às 17hs. Neste mês, o curso traz um novo olhar sobre economia, onde o centro é o ser humano e não a rentabilidade; e onde a colaboração e o desenvolvimento sustentável substituem a competência e o crescimento ilimitado. É uma reflexão sobre o momento atual e a nossa responsabilidade, como indivíduos conscientes, e as propostas para nos tornar agentes de mudanças; além de trazer a experiência e visões de Melé com a Banca Ética Latinoamericana. (Mais informações em https://reformacioneconomica.bancaeticalat.com)

A parceria entre a Escola de Outras Economias e a Banca Ética Latino-americana acontecerá no Módulo I

*Para participação neste Módulo I do curso é muito importante que envie email até dia 25 de julho para: pedagogicoalegrias@gmail.com com nome, CPF e instituição/projeto/iniciativa que representa. A organização do curso fará a inscrição coletiva.

Módulo II – O que podemos fazer? São três aulas em setembro, em datas e horários a confirmar, que trazem no conteúdo: O campo de saber da economia, a criação e finalidade das moedas, funcionamento dos bancos e sistema financeiro; O que é dinheiro e como ele funciona: Questionamentos de Pressupostos; Impactos do nosso atual sistema monetário; Estrutura do mercado financeiro e de capitais no Brasil; Auto gestão das finanças pessoais; e Ferramentas úteis à gestão financeira pessoal e organizacional. Neste módulo, as aulas do curso serão ministradas por Leandro Almeida, criador e entusiasta da Economia do Ciclo Espiral e gestor da Jataí Investimentos, e outros nomes a confirmar.

Módulo III – Soluções Financeiras a problemas sociais e plataformas tecnológicas; Moedas sociais e bancos comunitários. Esta etapa será realizada em dois encontros em outubro: uma roda de conversa, mediada por Monica Calderón, da Rede Alegrias, sobre as experiências nos temas com integrantes da Rede Paulista de Bancos Comunitários, Rede Alegrias, Moeda Alegrias, Banco Comunitário Alegrias, Moeda e Banco Comunitário Mumbuca (Maricá, RJ), Banco Manuela Mello, Banco da Mare, Muda Outras Economias (Flavia Berton e Helena Stewart a confirmar), Cambiatus, Plataforma Cyclos e Plataforma E-dinheiro. E o módulo se completa com uma aula sobre Fundos Rotativos Solidários e Créditos e Microcréditos, com Hamilton Rocha, sociólogo, pesquisador em Bancos Comunitários e colaborador da Rede Paulista de Bancos Comunitários.

Módulo IV – Para onde vamos? Nesta etapa final, com data ainda a confirmar em novembro, serão tratados em roda de conversa: O mercado do futuro, Sugestões sobre novos caminhos, Apropriação de ferramentas, Possibilidades e Oportunidades. A roda terá mediação de Luiz Hadad (construtor de comunidades virtuais, como Cambiatus, Muda Outras Economias e Surfguru Pro) e participação do Sebrae, Manifesta, Mandu, Rede Alegrias e Co-Labore(Jataí/Saúva). O curso e o módulo tem encerramento dia 16 de novembro com Aula Magna de Aílton Krenak.

Para inscrições e mais informações envie e-mail para pedagogicoalegrias@gmail.com .

Compartilhar: