Matéria publicada em 7 de outubro de 2024.
O espetáculo Solo da Cana, com a bailarina e performer Izabel de Barros Stewart, está de volta a Minas Gerais e dessa vez numa temporada com 12 apresentações no Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte. A estreia é dia 11 de outubro e fica até o dia 28, de sexta a segunda, às 19h. Após um ano de sua estreia no Rio de Janeiro, o espetáculo cresceu e teve algumas mudanças naturais de todo trabalho de artes cênicas, que “é vivo e está em constante transformação, assim como eu mesma”, conta Izabel. Depois de passar pela capital do Rio de Janeiro, Teresópolis, Paraty, Nova Lima, Jaboticatubas, Conselheiro Lafaiete e Brumadinho, o público de Belo Horizonte terá a oportunidade de conferir de perto um espetáculo que dialoga com o teatro e a dança, e oferece um texto que dá voz a uma cana de açúcar do interior de um cultura mono-agro-pop. O que uma cana-de-açúcar teria a nos dizer sobre os nossos modos de viver e habitar a terra? Solo da Cana é um depoimento vegetal, um manifesto contra-monocultural, um trabalho cênico que versa sobre o cultivo de afetos nas relações interespécies. O convite é para ampliarmos os horizontes sensíveis. Para adquirir os ingressos acesse o link: https://ingressos.ccbb.com.br/teatro-solo-da-cana__2120
Izabel de Barros conta que após um ano da estreia do Solo da Cana no Centro de Arte da Maré e temporada no Espaço Abu, Rio de janeiro, o trabalho amadureceu e o contexto mudou. “Estamos diante de uma crise que está, realmente, num estado de emergência. Então tudo isso cria uma urgência para esse trabalho e tudo o que ele trás como provocação. Isso também tem reflexos no modo como enceno ele, mesmo que o texto continue o mesmo, com pequenas alterações, mas o trabalho mudou”, afirma. Izabel conclui convidando o público mineiro para as apresentações no CCBB, na Praça da Liberdade, 450. Bairro Funcionários, Belo Horizonte. “Quem já viu e gostou acho que vale ver de novo porque está diferente. E para quem não viu é sempre um convite para estarmos juntos”.
O Solo da Cana tem direção de João Saldanha, coreógrafo e bailarino, parceiro de longa data de Izabel de Barros, que é artista da cena, performer, educadora e assina o texto e a atuação do espetáculo. A produção do espetáculo é de Ana Paula Abreu e Renata Blasi, com patrocínio e realização da Saúva.
Serviço:
Data: 11 a 28/10/2024, de sexta a segunda.
Local: Centro Cultural Banco Do Brasil – CCBB Belo Horizonte – Teatro II.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Duração: 60 minutos
Horário: 19 h.
Classificação: 12 anos
Siga o Solo da Cana no Instagram : https://www.instagram.com/solodacana/