Topo

Hamlet, pela Armazém Companhia de Teatro, estreia curta temporada este sábado na Fundição

Armazém Companhia de Teatro volta a se apresentar com Hamlet, um de seus maiores sucessos, a partir deste sábado, 03/09. A peça fica em cartaz sábado domingo e segunda, 03,04, 05, 17, 19 e 19 de setembro. Partindo da obra fundamental de Shakespeare, a ideia geral da companhia é encontrar um Hamlet de agora, cheio de som e fúria, ressaltando aspectos da obra que dialogam com esse coquetel de conflitos contemporâneos que vemos todos os dias nas grandes cidades do mundo.

A Armazém Companhia de Teatro completa 35 anos de existência no final de 2022, travando um complexo diálogo criativo com um dos melhores materiais dramatúrgicos da história. Hamlet é o príncipe da Dinamarca. Apenas um mês separa a morte repentina e inexplicável de seu pai  e o novo casamento de sua mãe. O príncipe tem visões de seu pai, que afirma que foi envenenado pelo irmão, e exige que Hamlet se vingue e mate o novo Rei (seu tio e padrasto). Hamlet se finge de louco para esconder seus planos, e vai perdendo o controle sobre sua própria realidade no meio deste processo. Ou seja, a invenção teatral do século XVI de um príncipe que fingia loucura e o espírito inflamado do nosso século entraram inevitavelmente em colisão. Já não há mais fingimento. A loucura de Hamlet tornou-se a loucura do mundo.

A premiada atriz Patrícia Selonk interpreta o príncipe da Dinamarca

A história de Hamlet é a história da destruição de uma ordem estabelecida. Shakespeare representa a corte real dinamarquesa mergulhada em corrupção. Assassinato, traição, manipulação e sexualidade são as armas usadas na guerra para preservar o poder. No centro dessa história está Hamlet, um homem desesperadamente preocupado com a natureza da verdade, um homem notável que quer ser mais verdadeiro do que, provavelmente, é possível ser. E que exige do resto do mundo que sejam todos verdadeiros com ele. Mas é possível conhecer a si mesmo integralmente? É possível conhecer integralmente as pessoas a seu redor? Hamlet se fragmenta, nossa época o faz assim, um sujeito destrutivo, atormentado e letal.

Classico do teatro inglês fica em cartaz duas semanas na Fundição

“É importante tratar Shakespeare como se ele fosse um genial dramaturgo recém-descoberto com algumas coisas urgentes a dizer sobre a guerra, sobre a loucura do mundo e sobre nossos líderes políticos modernos”, comenta Paulo de Moraes que escreveu o roteiro das cenas antes de Maurício Arruda Mendonça fazer a tradução. “Maurício conseguiu uma poesia sem pompa, que comunica sem perder a beleza. E é grande mérito dos atores que essa poesia chegue rasgando, ela é língua, ela é corpo, ela é carne”, conclui o diretor.

Em cena, sete atores dão vida aos personagens de Shakespeare: Patrícia Selonk (Hamlet), Sérgio Machado (Claudius), Daniel Braga (Polonius), Clara Santhana (Ofélia), Jopa Moraes (Laertes), Isabel Pacheco (Gertrudes) e Felipe Bustamante (Horácio). Em participação em vídeo, Adriano Garib  é o Espectro.

Desde a estreia, em junho de 2017, no Rio de Janeiro, onde já realizou cinco temporadas, Hamlet passou por São Paulo, Angra dos Reis, Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Londrina, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória. Mais de 35 mil pessoas assistiram ao espetáculo nas mais de 100 apresentações realizadas até o momento. Hamlet também fez turnê internacional em 2019, sendo apresentada em 2 cidades chinesas: Harbin e Shanghai.

Ficha técnica:

HAMLET

Da obra de William Shakespeare

Montagem da Armazém Companhia de Teatro

Direção: Paulo de Moraes

Tradução: Maurício Arruda Mendonça

Elenco: Patrícia Selonk (Hamlet), Sérgio Machado (Claudius), Daniel Braga (Polonius), Clara Santhana (Ofélia), Jopa Moraes (Laertes), Isabel Pacheco (Gertrudes) e Felipe Bustamante (Horácio)

Participação em Vídeo: Adriano Garib (Espectro)

Cenografia: Carla Berri e Paulo de Moraes

Iluminação: Maneco Quinderé

Figurinos: João Marcelino e Carol Lobato

Música: Ricco Viana

Preparação Corporal: Patrícia Selonk

Coreografias: Toni Rodrigues

Preparador de Esgrima: Rodrigo Fontes

Fotografias e Vídeos: João Gabriel Monteiro

Programação Visual: João Gabriel Monteiro e Jopa Moraes

Assistente de Produção: William Souza

Produção: Armazém Companhia de Teatro

Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Cultura

Serviço

HAMLET

Da obra de William Shakespeare

Montagem da Armazém Companhia de Teatro

Local: Fundição Progresso – Espaço Armazém – Rua dos Arcos, 24

Apresentações: dias 3, 4 e 5 de setembro + dias 17, 18 e 19 de setembro 

sábado, 19 horas; domingo, 18 horas e segunda-feira 19 horas

Ingressos Gratuitos retirados pelo site Sympla

Capacidade de público: 100 lugares

Duração: 140 minutos (incluindo 10 minutos de intervalo)

Classificação: 14 anos

Drama

Compartilhar: