Matéria publicada em 16 de julho de 2024.
A festa junina do quilombo Mato Dentro ocorreu no dia 29 de junho e envolveu mais de cento e cinquenta pessoas: moradores da comunidade e visitantes de Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí e distritos do entorno.
O evento foi realizado em parceria com a Escola Municipal Espiridião Pereira, que preparou a quadrilha infantil e ofertou quitutes especiais para o festejo.

Do lado do quilombo, o coletivo Mato Dentro Mundo Afora montou três barracas com produtos típicos: na primeira, foram oferecidas as tradicionais quitandas da região: o famoso João Deitado na folha de bananeira; os doces de leite, de mamão e de limão; broa de milho; rosca caseira; pé de moleque; e muito mais. Também foram servidos pratos quentes, como o caldo de mandioca, caldo de feijão e quentão. Já a segunda barraca disponibilizou o adubo especial preparado pelo coletivo, além da garrafada (banho de ervas), arnica e outros. A terceira barraca foi um brechó de roupas montado a fim de arrecadar recursos para o coletivo.

A festa foi muito marcante, pois conseguiu mostrar que o projeto Mato Dentro Mundo Afora, apoiado pela Saúva, está sendo construído por pessoas que realmente sabem o que querem. Foi o momento de trazer produtos em dobro e deixar fluir, sabendo que o cansaço é apenas um momento. Ali se construiu vários parceiros e está valendo a pena. O projeto tem um empenho muito grande de levantar os sinais vitais da comunidade.
Simone Filomena, liderança quilombola
A quadrilha foi animada e divertida. Puxada por Luís Carlos Mariano, membro do coletivo, foram mais de duas horas de dança, casório e cenas costumeiras do festejo. As pernas folionas saltaram até o lusco-fusco chegar.
É muito gratificante participar do projeto e ter marcado a quadrilha. Foi excelente. Foi muito bom também para levar os conhecimentos de nossas quitandeiras da comunidade quilombola do Mato Dentro. Espero que venham muitas outras festas pela frente, e peço a Deus que nos ilumine para estarmos juntos em todos os anos.
Luís Carlos Mariano, membro do quilombo Mato Dentro
À noite, a dupla sertaneja Wallyson e Juninho deram corda ao forró e às músicas caipiras modernas e tradicionais.

A festa marcou a realização da segunda feira típica de produtos do quilombo Mato Dentro, resultado do projeto apoiado pela Saúva, que tem por objetivo fortalecer um coletivo produtivo sustentável na comunidade. A proposta é realizar mais edições de feira de produtos locais até o final do ano.
A realização da festa junina com a feira fortaleceu duas certezas: a força do coletivo e o apreço que os visitantes têm pelos produtos da comunidade quilombola.
Fernanda Alves, coordenadora do projeto Mato Dentro Mundo Afora
Parceria com Gislene, da Ujima Alimentos Saudáveis
O evento também introduziu a importante articulação de Gislene Santos, empreendedora da Ujima Alimentos Saudáveis (e parceira do INOV), com o projeto Mato Dentro Mundo Afora. Desde sua visita ao quilombo em maio, a chef de cozinha se dispôs a contribuir com as ações do projeto. Para tanto, uma oficina culinária foi realizada uma semana antes da festa junina, na qual Gislene pode trocar saberes com a comunidade e estimular o preparo de novas receitas. Além disso, participou ativamente na produção culinária do evento, apoiando a preparação dos pratos e produtos que foram servidos na festa.
Me sinto muito bem com essa troca. Mais aprendo do que ensino. Lugar que reconheço uma ancestralidade com força potente e pulsante. Pude contribuir com uma logística que faço há anos, de cozinha na Ujima, e também pude aprender mais sobre a técnica de fogão à lenha e uso de folhas de bananeira. Foi uma troca maravilhosa. Pude visitar pessoas do quilombo e trocar saberes. Ver que cada vez mais eles estão buscando seu empoderamento. Isso me deu força para continuar e sentir essa energia positiva e vibrante. Aquelas pessoas são muito poderosas. Pretendo estar mais presente e desenvolver caminhos de parceria com eles no que for possível.
Gislene Santos, gestora da Ujima
