Criado em 2001, a partir da montagem de “Restin” para a formatura de Helena Stewart no curso de Direção Teatral da UFRJ, o Grupo Pedras é formado por Adriana Schneider, Ana Paula Secco, Diogo Magalhães, Georgiana Góes, Luiz André Alvim, Marina Bezze e Helena Stewart. Parte do grupo se conheceu no Centro Cultural Laura Alvim, onde faziam aulas de teatro. A inspiração para criação desse espetáculo, partiu de poemas, em especial do universo criado pelo poeta Manoel de Barros, que nos aproximam de cotidiano às avessas, como uma fábula atemporal numa realidade recriada a partir do inútil, do lixo, daquilo que estaria depois do fim. A pesquisa do grupo buscou a utilização lúdica do espaço cênico e um trabalho de pesquisa alicerçado em técnicas como a utilização de máscaras, a bufonaria e a vivência de expressões populares brasileiras. E isso fez muito sentido para todos os integrantes, que decidiram continuar o trabalho juntos. Outra característica do grupo é de que são atores, diretores, iluminadores, figurinistas, escritores e pesquisadores.
De lá pra cá, já foram sete montagens com a direção se revezando entre integrantes do próprio grupo e convidados, de acordo com a necessidade de cada projeto. “Nesse sentido, é um grupo que está sempre aberto ao processo criativo, que vai indicando o que vai acontecer. Não existe um perfil definido, o grupo vai passeando por essas experiências”, fala Camila de Aquino, produtora do grupo.
“Rosa e a Semente”, última montagem do grupo, nasceu do desejo de falar para o público infantil, ineditismo no grupo, uma vez que os filhos foram chegando. O Pedras buscou transpor a pesquisa de linguagens para o universo da criança e celebrar as longas parcerias que deram certo, parte da sua história. Camila conta que “o diretor musical Ricardo também já compartilhava o desejo de fazer algo para o universo infantil, pesquisando contos e histórias. E é um ponto interessante, bem relevante, as parcerias fazem parte da história do grupo. Como o Ricardo Cotrin (direção musical), o Caco Chagas (programação visual), a Luciana Grether (ilustradora) que estão juntos há muitos anos”. E abertos a novas parcerias convidaram o diretor Isaac Bernat, que se conectaram por conta da vivência com o falecido Griot e ator do Peter Brook Sotigui Kouyaté.

Amizade, respeito e longevidade
Um dos segredo da longevidade do Grupo Pedras é a relação de afeto, respeito e amizade que existe entre eles, desde o primeiro espetáculo. Principalmente o respeito ao momento profissional de cada um, pois nem todos participaram de todas montagens, apesar de contribuírem sempre com seus processo “ (…) por mais que alguém não faça parte do espetáculo, faz parte do grupo e sempre dá apoio, indo nos ensaios, dando sua opinião, vendo o material gráfico, sempre cooperando. (…) Então houve respeito por esses momentos”, conta Camila de Aquino – Grupo Pedras.

Espetáculo, livro e audiolivro
A ideia inicial era transportar a peça teatral “Rosa e a Semente” para um livro-brinquedo, que daria pistas para as crianças brincarem de fazer teatro. Entretanto, ao longo do processo, essa ideia chegou ao livro ilustrado e audiolivro. “A personagem principal, Rosa, carrega um livrinho de anotações de sua família, onde foram anotados conselhos, frases, etc. Então, é proposto que a criança também faça o seu caderninho para anotar suas observações; e tem o passo a passo de como fazer um caderninho artesanal”, conta Camila.
Já o audiolivro veio da vivência, principalmente, da Helena e Marina, com os filhos. A experiência materna indicou o caminho para uma história que pudesse ser escutada pelas crianças em algumas situações. “E nós começamos a nos lembrar da nossa infância, que todas nós tivemos aquelas vitrolinhas com discos coloridos que contavam histórias”, lembra Camila. Com isso, veio a vontade de fazer as duas coisas: um livro ilustrado que no final tem um QRCode com o arquivo do audiolivro para as pessoas escutarem a história.
O projeto é uma criação coletiva e tem financiamento da Associação de Fomento ao Empreendedor Sócio Cultural Educacional Saúva. A versão final masterizada do audiolivro “Rosa e a Semente” acabou de sair do forno e o livro será lançamento dia 15 de outubro de 2022 na Livraria da Travessa do Leblon, às 11hs. Av. Afrânio de Melo Franco, 290/loja205A. Leblon, Rio de Janeiro. A entrada é franca.
Para mais informações sobre o Grupo Pedras, os espetáculos e contato, acesse: grupopedras.com.br