Matéria publicada em 2 de maio de 2024.
O Instituto Ouro Verde – INOV, escola antroposófica em Nova Lima (MG), tem no tripé de sustentação alimentar a agroecologia, a gestão de resíduos e a alimentação viva. A UJIMA – Cozinha Viva é a empresa gestora da cantina da escola. A reflexão e o movimento sobre a educação alimentar estão incluídos na prática pedagógica do INOV como Escola Verde: “algo extremamente presente na nossa vida, que todos nós praticamos pelo menos três vezes ao dia, e para nós é um dos pilares da sobrevivência”, diz Gislene Santos, gestora da UJIMA.
A UJIMA, na gestão da cantina da escola, que é aberta a toda comunidade escolar, oferece 250 lanches pela manhã, pelo menos 130 refeições na hora do almoço e 150 lanches à tarde. Trabalhando em dois turnos, um iniciado após o horário escolar, a cozinha vai além e, com o apoio e mentoria administrativa financeira da Sandra Gonçalves e Flávia Gribel da SAÚVA, oferece alimentos saudáveis para o público externo à escola: “a SAÚVA foi muito importante no meu passo para empreender. Não só se interessa, mas faz junto comigo o planejamento e fornece orientações para a saúde do meu negócio sustentável”, enfatiza.



Atualmente, a produção da UJIMA tem buscando atingir mais clientes com seu cardápio nutritivo e diferenciado. Para isso, ela investe divulgando seus produtos em sua página do Instagram e através do whatsapp, e tem atingido um público além da comunidade escolar que já conhece sua qualidade. O cardápio é variado e tem as tortas, quiches, pães, focaccias, cookies e tortas rústicas entre as opções mais pedidas. Entre os ingredientes, Gislene diz utilizar algumas PANCs (plantas alimentícias não convencionais) que podem surpreender as pessoas pela forma diferente que são utilizadas: “há quinze dias fiz uma tiragem de uma torta rústica utilizando uma abóbora orgânica de um fornecedor e fizemos um aproveitamento integral com a abóbora, casca e semente. E foi um sucesso, as pessoas aderiram muito bem”, comemora.

Entre os produtos aparentemente inusitados estão a conserva de umbigo de bananeira e o bolo de biomassa de banana com chocolate. Gislene explica que a ideia é oferecer para as pessoas, para além da comida saudável, “a possibilidade desses preparos e formas de consumo diferentes”.
O propósito da UJIMA é oferecer formas de preparo variadas, saudáveis e saborosas, para estimular o consumo consciente dos alimentos e aquisição permanente de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis: “a alimentação saudável oferecida às crianças da escola não tem que ter lugar de sofrimento”, constata Gislene. “Fazemos da tipologia gastronômica com cardápios sazonais e sustentabilidade financeira o alicerce do nosso negócio”, finaliza.


Acesse a página da UJIMA – Cozinha Viva no Instagram : https://www.instagram.com/ujima_cozinha_viva/
Ou pelo whatsapp comercial: 31-99236-7233