Matéria publicada em 5 de março de 2024.
Vera Fróes, fundadora da Viridis ao lado de suas filhas Luciana e Veraluz, ministra nesse sábado, dia 9 de março, das 9h às 15h, no Montanha Azul Mountain Bike Park em Itaipava/RJ, um novo formato de curso de plantas medicinais intitulado “Jardim de proteção – Território de cura e aprendizagem”. O curso, busca entender o que é um território de cura onde são desenvolvidas práticas ancestrais; quem é o povo planta; as plantas professoras; e as plantas aliadas. Vera conta que “essa parte da proteção está dentro da farmácia caseira, mas como há um grande interesse (nesse tipo de abordagem)”, ela desenvolveu esse curso específico sobre o assunto.

Vera continua contando que ela também vai ensinar no curso a astrologia botânica e a que elemento a planta pertence, como se conectar com o elemental da planta, as propriedades sutis e medicinais, numa abordagem de vinte espécies medicinais. “Depois vamos ver como essas plantas entram no sistema agroflorestal, que chamo de agrofarmácia. Vou falar um pouco sobre os ciclos, os consórcios, os extratos e tem a parte, para quem mora em casa ou apartamento, da ‘barquinha medicinal de proteção’ e as ervas de benzimento e diagnóstico. Por fim, as ervas para defumação e como fazer um bastão de defumação”, explica Fróes. “Vamos fazer uma defumação geral e a intenção é que as pessoas possam sair do curso melhores do que chegaram”, comemora.



Ervas da terra, água, fogo e ar
Dentro da parte da astrologia botânica, Vera ensinará a qual elemento cada planta pertence e o que isso significa. Ela cita alguns exemplos de ervas do elemento ar como a alfazema, tabaco e manjericão; ervas do elemento fogo como a aroeira, colônia, artemísia, arruda e sálvia branca; ervas do elemento água como a rainha e a lágrima de nossa senhora; e erva do elemento terra como a cavalinha.

Viridis – Fruto de décadas de pesquisa com a flora medicinal brasileira
A Viridis integra saúde e beleza em cosméticos veganos etnobotânicos, nascidos da riqueza de nossa biodiversidade brasileira. Criada por Vera Fróes, ao lado de suas filhas Luciana e Veraluz, que uniram suas expertises nas áreas de etnobotânica, administração e farmácia, formam uma empresa familiar com foco na valorização da biodiversidade brasileira e conhecimento tradicional associado.
A Viridis está ligada à magia das Florestas Brasileiras. Plantas poderosas associadas à tecnologia de ponta formam um elo entre o conhecimento ancestral, popular e o conhecimento científico moderno. Dessa forma, desenvolve uma atividade produtiva a partir da pesquisa, da sistematização do conhecimento, da vivência e troca de experiências. Criando produtos inspiradores e eficazes.
O nome da marca [Viridis] foi inspirado na primeira planta estudada por Vera Fróes, Psychotria viridis, há mais de 30 anos, uma espécie arbustiva da região Amazônica utilizada pelos povos da floresta para cura e autoconhecimento. Essa planta representa a força feminina de forte efeito luminoso. Viridis, em latim, significa verde e “o que é forte”. Os produtos Viridis contam com alta concentração de ativos naturais da biodiversidade brasileira que cuidam do bem-estar do corpo e da mente.
Assista à apresentação da Viridis no youtube: