Topo

Ano letivo na Escola Comunitária Cirandas se inicia com Gincana Pedagógica e celebrações de 10 anos do projeto

Matéria publicada em 5 de março de 2024.

O ano letivo se inicia na Escola Comunitária Cirandas com um gosto especial: 10 anos de um projeto que aposta em uma educação diferenciada para atender a diversidade da comunidade de Paraty. E para comemorar, está sendo construído um calendário de celebrações com convidados para palestrar temas de interesse da comunidade e com pessoas que deram vida ao projeto, relembrando e reativando os sonhos que deram início à escola. Além de proporcionar uma transformação social, a Escola Cirandas ensina a transformação de si mesmo para a construção de um mundo melhor a cada dia. Para abrir o calendário letivo, a direção escolar e equipe pedagógica prepararam uma gincana da cultura e carnaval de Paraty para todas as crianças. As equipes realizaram, na semana anterior ao carnaval, provas antecipadas e provas relâmpago.

Entre as tarefas antecipadas da gincana, estavam uma apresentação musical com samba enredo, marchinha ou músicas do carnaval paratiense de compositores(as) negros(as) e/ou caiçaras; apresentação de duas camisas de um mesmo bloco paratiense de anos diferentes; construção de uma fantasia de sucata e/ou material reciclável; construção de uma máscara carnavalesca; construção de uma paródia utilizando marchinhas populares brasileiras ou de Paraty; apresentação de uma dupla caracterizada de mestre-sala e porta-bandeira; e desenvolvimento de uma ação social ou ambiental.

Com as tarefas antecipadas, os estudantes puderam pesquisar, aprender e desenvolver a autonomia

Carolina Fonseca, coordenadora pedagógica da escola, conta que trabalhar com educação diferenciada é ter a oportunidade de oferecer aos estudantes um aprendizado lúdico, divertido, transdisciplinar e integrativo. Então, antes de retornarem às aulas com os estudantes, a equipe de educadoras e educadores da escola, consentiu em iniciar as aulas no mês de fevereiro com a temática do carnaval e cultura de Paraty. A Diretora Jussara Andrade planejou e organizou essas aulas em forma de gincana.

“As equipes cumpriram as provas com muita criatividade e animação. Além de ter sido uma acolhida afetiva e um período de integração entre todos, pudemos avaliá-los através de cada prova de maneira leve, lúdica e natural, sem que os estudantes percebessem”.

A tarefa de propor uma ação social estava contemplada na gincana

“Foi uma estratégia muito positiva, pois pôde integrar crianças de várias idades e ciclos em equipes. E o aprendizado aconteceu em forma de pesquisas e ações realizadas por essas mesmas equipes. As professoras e professores orientaram os estudantes, mas a autonomia de aprender foi deles”, explica Carolina.

“Foi bonito demais ver a escola colorida, festiva! Ver as crianças e adolescentes exercendo responsabilidade e compromisso diante das tarefas a serem cumpridas, das pesquisas realizadas, explorando ao máximo sua criatividade, nos encheu de empolgação para esse ano letivo”.

Carolina Fonseca – Coordenadora Pedagógica da Escola Comunitária Cirandas

No encerramento da gincana, todas as equipes saíram vencedoras pela participação e ganharam sorvetes para se refrescarem no calor de Paraty, com sensação térmica de 40°. A intenção da equipe é que seus projetos pedagógicos sejam influenciados pela alegria, ludicidade, conhecimentos e inspirações dessa gincana.

Compartilhar: