Topo

Instituto Educacional e Cultural Ouro Verde – INOV – inaugura processo de admissão de novos alunos para 2024

O objetivo do processo de admissão de novos alunos para 2024 no INOV, o “Portas Abertas, é trazer o maior número possível de famílias para dentro da escola, não só para conhecer as propostas da Pedagogia Waldorf, mas principalmente os pilares da Escola Verde, como a Agroecologia, Gestão de Resíduos e Alimentação Integral. Esse ano, a escola estará de portas abertas em dois dias, dia 23/09 na educação fundamental e dia 30/09 no ensino infantil. Para inscrições é só acessar :

https://docs.google.com/forms/d/1R8-9S4oxCrVKMt5xmMFRiMfb0ckwDthG1ARcT3UjLNQ/edit#responses

Maria Tereza Cayo, da Comissão de Matrícula do INOV, conta que nesses nove anos de funcionamento, eles perceberam que havia muita procura por ser uma escola verde e por estar em um local junto à natureza. Mas que muitas famílias tinham pouco conhecimento sobre os pilares da escola e que, ao longo do anos, enquanto as famílias vão se engajando, muitas delas apresentavam dificuldade em aceitar a alimentação e o currículo, por exemplo. O caminho trilhado nesse processo era de observar a criança participando das aulas experimentais e apresentar a proposta pedagógica para as famílias.

Para esse ano, o Portas Abertas vai acontecer para duas partes: professores com famílias e professores com crianças. Maria Tereza explica que “enquanto um grupo de professores se reúne com as famílias, não só para falar de pedagogia waldorf, mas dos pilares da escola, do nosso caminho, da fundação, das comissões , do envolvimento e da própria comunidade; o outro grupo de professores estará com as crianças fazendo vivências, envolvendo aquarela, trabalhos manuais, ginástica Bothmer, além dos mais velhos estarem envolvidos com atividades mais formais de produção de texto e de matemática, para tentar observar ao máximo os alunos”.

A ideia é que tanto os professores de matérias quanto os professores de classe estejam envolvidos nesse processo, pois quanto mais olhares para observar esse movimento das crianças, a disponibilidade e esse aprendizado com sentido, mais as famílias também vão entender esse caminho e trazer mais clareza do que está proposto na Pedagogia Waldorf.

“É de fato vivenciar cada evento, cada momento, vivenciar o currículo, acreditar no currículo, ser parceiros e estarem abertas para tudo isso. E a gente acredita que pode ser um momento grande, um momento em que a gente vai envolver muitas pessoas, muitos olhares, porque esse vai ser um grande início da missão dos novos alunos no Instituto Ouro Verde”, conta Maria Tereza.

A escolha de um dia especial para o processo de admissão de novos alunos, além de procurar valorizar o tempo das famílias, é também por acreditar que eles vão iniciar um novo caminho no INOV, um caminho de mais esclarecimentos, mais parcerias e de acreditar nessa proposta de uma educação transformadora, que olha a criança do ponto de vista holístico e antropológico, em três dimensões: física, anímica e espiritual.

Compartilhar: