Topo

1º Encontro da Rede Saúva Jataí reúne 22 iniciativas no Rio de Janeiro

O 1º Encontro Presencial da Rede Saúva Jataí é uma ação planejada há mais de dois anos com o intuito de promover mais entrosamento entre os profissionais e iniciativas que vem construindo esta história juntos. De lá até hoje, muito se desenrolou através das edições do No Coreto (encontros virtuais mensais da rede), nas matérias, colunas e vídeos das iniciativas no Portal Saúva Jataí; também, mudou-se o cenário, a conjuntura, surgiram novos desafios e desenvolveram-se conquistas. Até que sexta e sábado, dias 18 e 19 de agosto, 65 pessoas, representando 22 iniciativas que fazem parte da rede, se fizeram presentes na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, para fortalecer as conexões em prol de um futuro mais promissor e sustentável: aquela idéia de reunir profissionais, ativistas e iniciativas de diversas cidades e estados estava sendo realizada.

O 1º Encontro Presencial da Rede Saúva Jataí reuniu 22 iniciativas e 65 profissionais de 4 Estados / Foto: Lentes de Lua (Luana Abreu)

Nós das equipes da Jataí e da Saúva ficamos muito gratos pela presença nesse 1º Encontro Presencial da Rede. Foram momentos importantes para fortalecer laços, semear novas relações e, sobretudo, para que cada um de nós saísse de lá mais energizado e com mais ferramentas para “espiralar” promissores caminhos.

Flávia Gribel – Saúva

Os objetivos principais do Encontro foram alinhar os propósitos e fortalecer as conexões e o sentido de pertencimento à rede (grupo de iniciativas com valores comuns e atuações diversas); e, para isto, o grupo de trabalho formado para a organização e produção do Encontro (equipe Cigarras e representantes da Saúva e Jataí) se abriu a sugestões de todas as iniciativas para a construção conjunta de uma programação que fizesse sentido para todos. As vivências trabalharam a importância das ações individuais, do envolvimento de cada um, de cada iniciativa, para o fortalecimento da rede como um todo. Desenhou-se um cronograma para refletir sobre e reafirmar o sentido dessa teia de pessoas, ações e iniciativas; para permanecerem juntas, colaborativas e ativas em prol da valorização do saber ancestral, da educação libertadora, da agroecologia, da alimentação saudável, da arte e cultura, e das moedas complementares (e sociais). Todos participaram das atividades focados em se aproximar e se conhecer melhor, tanto as pessoalmente quanto profissionalmente; exercitou-se, em conjunto, a busca de soluções para desafios e ‘plantar novas sementes’ para o desenvolvimento de projetos que fortaleçam umas às outras.

O que ficou para nós neste encontro foi o sentimento de conexão e de união, no sentido da gente cuidar para a rede prosperar; fazer parte da engrenagem para fazer o conjunto todo rodar.

Bruno Mallmann – Teia da Terra
As dinâmicas trouxeram alinhamento de propósitos e consolidação de uma Rede colaborativa / Foto: Lentes de Lua (Luana Abreu)

Entre as atividades neste 1º Encontro da Rede, no primeiro dia, Ana Abreu, coordenadora da comunicação da Saúva, abriu o evento apresentando a programação; em seguida, Perfeito Fortuna, da Fundição Progresso e anfitrião, fez as boas vindas e chamou Leandro Almeida, gestor da Saúva e Jataí, que apontou os objetivos do Encontro. Na sequência, Izabel Stewart, conselheira da Saúva, apresentou um painel com as perguntas chave: Por que estamos juntos nesta rede? Como minha atuação pode colaborar para o fortalecimento de outra iniciativa? Na perspectiva da economia circular, como fazer o capital girar dentro da rede?

Ainda na tarde de sexta-feira, Denise Amador (Potô), coordenadora da área de agroecologia da rede, colocou todos em roda para cantarem juntos um canto indígena. João Artigos e Helena Stewart, da Muda Outras Economias, com graça e brincadeiras, conduziram um jogo de fluxo de fomento, enquanto Mônica Calderón, da Rede Alegrias, compartilhou sua experiência na formação de redes e moedas complementares. Samir Caetano e Paulo Sérgio Pires, do Núcleo Cigarras, falaram da importância da comunicação e troca de informações, e da pactuação de valores comuns dos integrantes. Simbolizando a reunião, cada participante levou uma porção de terra do seu território e depositou em um vaso para, no segundo dia, receber uma cidreira que, agora, fica na sede da Saúva. Ainda no primeiro dia, os realizadores Pablo Lobato e Marcus Leskovsek exibiram um documentário sobre da educação libertária e antroposófica; e Perfeito Fortuna apresentou um pouco a Fundição Progresso reafirmando sua importância hoje e na história da cultura carioca.

O Encontro foi realizado na Fundição Progresso, um dos mais importantes Centros Culturais do Rio de Janeiro / Foto: Lentes de Lua

Já o sábado, dia 19/08, teve a programação aberta com a dinâmica em conjunto CORPO-MUNDO promovida pela bailarina e conselheira da rede Izabel Stewart; na sequência, Vera Fróes, da Viridis, trouxe a reflexão de como os seres do Reino Vegetal são mestres, professores, e como aprender a “conversar” com eles pode nos curar; também, Potô, da iniciativa Arte na Terra, conduziu uma atividade lúdica de fortalecimento da confiança, da divisão de tarefas e de trabalho em grupo; amarrando as atividades da manhã, Samir Caetano, das Cigarras, promoveu à tarde uma dinâmica de apresentações entre as iniciativas, partilha de desafios e busca de soluções conjuntas; Helena Stewart, do Grupo Pedras de Teatro, apresentou um trecho da peça In Comum com a participação voluntária de Débora Saraiva, ativista e professora na Escola Cirandas; Leandro Almeida puxou a ponta da teia lançada no começo do Encontro e trouxe um desenho de circulação de recursos envolvendo a Jataí, Saúva e todas as iniciativas. Para fechar os dois dias intensos de aprendizados, todos plantaram, trocaram presentes e sementes, cantaram e dançaram.

Participaram deste Encontro: Arte na Terra / Faz São Luiz (SP), Ativistas / Débora Saraiva e Mônica Calderón (Paraty/RJ), Cirandas (Paraty/RJ), Educar + (Rio de Janeiro), Fundiçao Progresso (RJ), FundiSom (RJ), Grupo Pedras de Teatro (RJ), INOV (Nova Lima/MG), Jataí (RJ), Jornada da Mata (RJ), Quilombo Mato Dentro Mundo Afora (Conselheiro Lafaiete/MG), Rede Muda Outras Economias (RJ), OROBORO (Belo Horizonte/MG), PAFE (RJ e MG), Quintal Mágico (Paraty/RJ), Rede Alegrias (Paraty/RJ), Remexe (BH/MG), Saúva (RJ), Teia da Terra (Serro/MG), Terra Orgânica (Florianópolis/SC), Ujima (Nova Lima/MG), Viridis (RJ).

Abaixo, o registro audiovisual do 1º Encontro Presencial da Rede Saúva Jataí e o álbum de fotos.

Produção Audiovisual: Lentes de Lua / Luana Abreu . contato 31 99116-1930

ÁLBUM DE FOTOS

Compartilhar: