Topo

Instituto Ouro Verde promove oficina de sabão artesanal nessa sexta-feira, 04 de agosto

A oficina de sabão artesanal é uma das atividades do Projeto Rizoma, dentro do trabalho de gestão de resíduos que norteiam a prática do INOV – Instituto Ouro Verde – como Escola Verde, juntamente com a alimentação integral e a agroecologia. Um dos objetivos é estabelecer um compromisso de sustentabilidade a partir da rotina casa-escola e com isso aprender a reutilizar o óleo de cozinha. Quem ministra o curso é Virginie Leroy, mãe de alunos do INOV do 1° e 3° anos, e que já desenvolve pesquisas em sabões artesanais e apicultura (www.instagram.com/nossacolmeia/). Essa prática foi inserida no currículo da escola para os alunos do 8° e 9° anos, dentro das aulas de química orgânica ministradas pelo professor Thito.

A Pedagogia Waldorf tem como temas centrais para a Química do 8º e 9º anos, as substâncias orgânicas. No oitavo ano, a caracterização e identificação de carboidratos, gorduras, óleos, proteínas; no nono ano, as transformações que essas mesmas substâncias podem sofrer, como os diversos tipos de fermentação dos carboidratos e a produção de alimentos e bebidas alcoólicas, a desnaturação das proteínas, a transformação de álcool em éter, os processos digestivos etc.

Nesse caminho, o professor de classe do 8º ano ou o professor especialista do 9º ano podem incluir a saponificação de óleos e gorduras, ou seja, a fabricação de sabão e sabonetes, usando óleo de cozinha usado e até azeite e outros óleos vegetais finos.

A saponificação é um processo conhecido pela humanidade há milênios e as receitas são muito variadas, dependendo da finalidade, dos materiais disponíveis e das tradições locais. Mas, sempre envolve algum óleo vegetal ou gordura animal que reage com uma substância fortemente alcalina, geralmente soda cáustica. Mas existem também os “sabão de coada”, como se dizia na roça, em que as cinzas dos fogões à lenha substituem a soda cáustica.

Conhecer esse processo, portanto, é fazer conexão com a cultura, com a química orgânica, com a química mineral das cinzas e da soda cáustica, com a biologia das plantas que produzem os mais variados óleos.

No Instituto Ouro Verde, o ato de fabricar sabão a partir de óleo de cozinha usado é trazido para os alunos como uma alternativa ao nocivo hábito de lançar óleos nos cursos d’água, um grave problema ambiental. Além disso, os alunos levam para casa o produto dessa atividade, o sabão ou o sabonete feito por eles, o que permite dar um sentido pessoal ao conhecimento vivenciado de forma tão viva.

Para mais informações entre em contato com Virginie Leroy: 31-995330164

Compartilhar: