Natiruts, Teresa Cristina, Racionais MC’s, Planet Hemp, Pitty, Armandinho, as festas Chá da Alice e Baile do Amor; e ainda, aquecimento para o Carnaval com o Bloco da Maria Rita e os tradicionais Ensaios do Monobloco. Um dos mais importantes centros culturais do país está de portas abertas e com a agenda repleta de grandes atrações para o verão. A Fundição Progresso, ícone cultural da Lapa, no Rio de Janeiro, reabre para o grande público na simbólica data de 02 de dezembro, Dia Nacional do Samba. Quem abre a programação é a roda do Samba Independente dos Bons Costumes, que reassume a residência das quintas na casa.
De acordo com o diretor de programação, Uirá Fortuna, a Fundição reabre com “uma programação diversa, democrática, seguindo a tradição da casa de todas as tribos e ritmos”. Para dezembro, janeiro e fevereiro já estão com ingressos à venda os shows de: Planet Hemp (10 e 11/12), Natiruts (14 e 15/01), Racionais MC’s (29/01), Armandinho (18/12), Baile do Amor (17/12); e ainda, aquecimento para o Carnaval com o tradicional Ensaios do Monobloco (18 e 25/02). A Fundição reabre para o grande público seguindo os protocolos vigentes atualmente na capital carioca: será obrigatório apresentar o comprovante de vacinação no acesso e o uso de máscara.
Marco de 40 anos
Na visão de Perfeito Fortuna, “a nossa reabertura, no verão de 2022, coincide com o marco de 40 anos de 82, quando impedimos a Fundição de ser demolida e essa história começou. De certa forma, foi o que fizemos nesses últimos tempos, seguramos a Fundição! Vamos reabrir num momento delicado, sem deixar de lado o que passamos, resgatando os assuntos que acreditamos: a regeneração da natureza e a festa como cura, o que fazemos é também saúde pública”.
A bilheteria volta a funcionar de forma on-line, através do site www.fundicaoprogresso.com.br. A troca do voucher Salve Salve Fundição – campanha lançada pela casa durante a pandemia – será realizada através do site da Fundição e poderá ser validado na troca por ingressos.
Visitação e atividades presenciais com grupos residentes
Com a reabertura da Fundição, voltam a funcionar também presencialmente os ensaios, aulas e demais atividades oferecidas por artistas e grupos residentes do centro cultural, como Armazém Companhia de Teatro, Intrépida Trupe e Teatro de Anônimo, além da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Cia de dança Babalakina e blocos de carnaval que ensaiam na Fundição, como Rio Maracatu e Bangalafumenga.
A visitação de grupos turísticos passa a ser agendada com horários específicos para visitas guiadas que vão do primeiro jardim de chuva da cidade, o canto das flores – espaço aberto para descanso, leituras, além da visita ao terraço debruçado para os Arcos da Lapa e com um paredão de grafite assinado por Marcelo Ment, que reproduz uma foto emblemática de Pixinguinha, entre outras expressões da arte de rua.
A Fundição também guarda a obra Voa-Flor, de Ernesto Neto, que emoldura o acesso ao centro cultural e a mostra de quinze painéis do artista gráfico Carlos Gustavo Nunes Pereira , o Guta, que reproduzem em imagens hiper-realistas transformações urbanas ocorridas na Lapa, Largo da Carioca e Praça XV ao longo dos séculos. A mais antiga mostra os Arcos da Lapa em 1580.
Agenda de shows – Verão na Fundição:
DEZEMBRO
2/12/2021 – Samba Independente dos Bons Costumes (toda quinta-feira)
10 e 11/12/2021 – Planet Hemp
17/12/2021 – Baile do Amor
18/12/2021 – Armandinho
JANEIRO
9 /01/2022 – Teresa Cristina
14 e 15/01/2022 – Natiruts
21/01/2022 – Marcelo Falcão + Filipe Ret
22/01/2022 – Bloco da Maria
29/01/2022 – Racionais MCs
FEVEREIRO
6 /02/2022 – Teresa Cristina
12/02/2022 – Pitty