A Rede Muda celebra esta semana ter chegado aos 4.000 membros em sua comunidade. Para João Artigos, co-fundador da moeda social Muda, esse número traz muitas alegrias e responsabilidades, pois precisam cuidar para que esse crescimento esteja em consonância com os princípios e valores da rede. Ele conta que a comunidade, Muda Outras Economias, é aberta a qualquer pessoa seja convidada por alguém que já esteja na plataforma. “Estamos fazendo isso de acordo com o crescimento e de acordo com o que damos conta porque não temos a intenção de alcançar todos os 7 bilhões de seres humanos; se conseguirmos realizar isso em pequenos núcleos estaremos muito felizes”, explica.
Como adquirir Mudas?
A proposta da Muda é de ser uma moeda sem conversibilidade para o Real ou qualquer outra moeda. Ela só pode ser utilizada dentro da plataforma. Artigos explica que as pessoas podem adquirir Mudas “ofertando algum produto ou serviço; valendo lembrar que não precisa ser ofertado somente o que as pessoas fazem profissionalmente; pois temos essa riqueza de, por exemplo, além de eu oferecer uma conversa sobre palhaçaria hacker, sobre meu trabalho como palhaço negro, suburbano, carioca que criei durante esse tempo, de lidar com essas tecnologias humanas ou, como gosto de chamar, de tecnomagia… mas também ofereço mudas de espada de são Jorge e de erva cidreira”. Ele também cita outras ofertas de Conversas Aleatórias a Bordados, como exemplo de coisas que podem ser oferecidas além de fazeres específicos profissionais.
A oferta de produtos e serviços é a principal maneira de gerar e ganhar Mudas. A outra é através das ações conscientes como ajudar projetos parceiros da Rede Muda; através das CSAAs (Comunidade que Sustenta a Arte e a Agroecologia); facilitar trocas na Rede; colaborar com a Comunicação da Muda e contribuir com o movimento Frutífera.
João explica que essas ações conscientes foram reduzidas porque estavam sendo utilizadas de uma maneira que não tem a ver com os propósitos e valores da Muda. “As pessoas não precisam ter um milhão de Mudas; e isso é uma inversão fundamental, só precisam ter a quantidade de Mudas para fazer aquilo que querem fazer”, conta um pouco sobre o desafio de modificar o sistema de acúmulo introjetado em nossa cultura.
Há ainda uma outra maneira de adquirir Mudas que é solicitar à Muda Outras Economias que doe um crédito dessa moeda, ao entrar na comunidade, para realizarem essa experiência. “Com isso todos estão aptos a participar desse mundo maravilhoso da Muda!”, nos convida João Artigos.
Ao visitar o site, todos podem observar uma arte com o estudo desse novo desenho da comunidade, cujo link também pode ser compartilhado para quem quiser ter mais informações.