O projeto Educar+ , OSC de educação e cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Muda Outras Economias (rede de fomento e colaboração com moeda social complementar) desenvolveram uma metodologia sócio-pedagógica baseada em jogos para estimular o aprendizado e a leitura. Esta metodologia gamificada se chama Game Nóis Juntos.
No “jogo”, as crianças são desafiadas a ler um livro e, em seguida, realizar atividades direcionadas a partir dele. De acordo com Ana Caroline Santos, gestora do Educar+, “não há competitividade, mas valorizamos a colaboração e a troca”

O trabalho pedagógico do Educar+ adotou o futurismo (disciplina que estuda o movimento das mudanças para, a partir dessa análise, orientar a preparação para o futuro) e vinculou a essa ideia outros três temas: autoconhecimento, cidadania e meio-ambiente. Essas reflexões e estudos geram a base das atividades com as crianças.
Assim, dentro dessa visão, foi desenvolvida, com a ajuda de Flávia Macedo, da Muda Outras Economias, essa metodologia gamificada. No primeiro momento, as crianças recebem o desafio de ler um livro sobre determinado tema. Em seguida, elas mesmas buscam o livro e fazem uma leitura atenta. Por fim, elas recebem algum desafio: escrever uma resenha, fazer uma apresentação oral etc.
Com isso, dentro da plataforma da Muda, as crianças vão pontuando em moedas sociais, as Mudas, à medida que finalizam cada atividade. Ao final, elas podem trocar seus créditos em Mudas por produtos disponibilizados na plataforma, tais como brinquedos, fone de ouvido, etc.

Recompensa em experiências
Ana Caroline fala que a proposta da moeda social da Muda é explicada para as crianças. Depois que elas compreendem o intuito da plataforma e das moedas complementares, o Educar+, logo no início do game, elabora recompensas de acordo com o interesse de cada turma.
Elas são cadastradas no portal e vão recebendo seus créditos à medida que vencem os desafios: “elas entenderam, adoraram entrar na plataforma e terem a sensação de poder adquirir o que o capital dá”, conta a gestora do projeto, que acrescenta: “a relação com o consumo é sempre trabalhada, assim como a necessidade de fazer escolhas”. Agora, entre as opções de recompensa, o jogo traz experiências como um passeio na praça fora do bairro, ou numa praia, visitas a museus, etc: “Quase sempre eles preferem a experiência”, diz Ana Caroline.
O Educar+ foi criado em 2017 e desenvolve atividades complementares à escola para crianças do bairro Anchieta e arredores, no Rio de Janeiro. Atualmente, atende a 70 crianças de 45 famílias.
Para mais informações, acesse: www.educarmais.net