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Educar+ e Muda outras economias desenvolvem metodologia pedagógica baseada em jogos

O projeto Educar+ , OSC de educação e cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Muda Outras Economias (rede de fomento e colaboração com moeda social complementar) desenvolveram uma metodologia sócio-pedagógica baseada em jogos para estimular o aprendizado e a leitura. Esta metodologia gamificada se chama Game Nóis Juntos.

No “jogo”, as crianças são desafiadas a ler um livro e, em seguida, realizar atividades direcionadas a partir dele. De acordo com Ana Caroline Santos, gestora do Educar+, “não há competitividade, mas valorizamos a colaboração e a troca”

Ana Caroline Santos e as crianças atendidas pelo projeto no Complexo do Chapadão, Rio de Janeiro

O trabalho pedagógico do Educar+ adotou o futurismo (disciplina que estuda o movimento das mudanças para, a partir dessa análise, orientar a preparação para o futuro) e vinculou a essa ideia outros três temas: autoconhecimento, cidadania e meio-ambiente. Essas reflexões e estudos geram a base das atividades com as crianças.

Assim, dentro dessa visão, foi desenvolvida, com a ajuda de Flávia Macedo, da Muda Outras Economias, essa metodologia gamificada. No primeiro momento, as crianças recebem o desafio de ler um livro sobre determinado tema. Em seguida, elas mesmas buscam o livro e fazem uma leitura atenta. Por fim, elas recebem algum desafio: escrever uma resenha, fazer uma apresentação oral etc.

Com isso, dentro da plataforma da Muda, as crianças vão pontuando em moedas sociais, as Mudas, à medida que finalizam cada atividade. Ao final, elas podem trocar seus créditos em Mudas por produtos disponibilizados na plataforma, tais como brinquedos, fone de ouvido, etc.

Ana Caroline é estudante de Pedagogia e fundadora do Educar+

Recompensa em experiências

Ana Caroline fala que a proposta da moeda social da Muda é explicada para as crianças. Depois que elas compreendem o intuito da plataforma e das moedas complementares, o Educar+, logo no início do game, elabora recompensas de acordo com o interesse de cada turma.

Elas são cadastradas no portal e vão recebendo seus créditos à medida que vencem os desafios: “elas entenderam, adoraram entrar na plataforma e terem a sensação de poder adquirir o que o capital dá”, conta a gestora do projeto, que acrescenta: “a relação com o consumo é sempre trabalhada, assim como a necessidade de fazer escolhas”. Agora, entre as opções de recompensa, o jogo traz experiências como um passeio na praça fora do bairro, ou numa praia, visitas a museus, etc: “Quase sempre eles preferem a experiência”, diz Ana Caroline.

O Educar+ foi criado em 2017 e desenvolve atividades complementares à escola para crianças do bairro Anchieta e arredores, no Rio de Janeiro. Atualmente, atende a 70 crianças de 45 famílias.

Para mais informações, acesse: www.educarmais.net

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