Topo

Casa João de Barro está em campanha de financiamento coletivo

A Casa João de Barro (Paraty/RJ) está em campanha de arrecadação para arcar com os custos de funcionamento, de forma emergencial, até que retome uma situação sustentável financeiramente. Escola e Ponto de Cultura, a João de Barro atende, em média, 30 crianças para aprender, brincar e viver experiências construtivas. Criada em 2017, promove o desenvolvimento infantil através das artes, cultura, contato com a natureza e brincar.

Para colaborar na campanha, acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-emergencial-para-escola-de-educacao-infantil-casa-joao-de-barro

Ou Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 3746050@vakinha.com.br

Desde o começo de 2023, a escola passa por uma transição legal que a torna creche e pré-escola, além de Ponto de Cultura. Isso obrigou a direção a realizar diversas adaptações estruturais e organizacionais, atendendo protocolos da Vigilância Sanitária e Secretaria de Educação do Município. Ademais, estão tendo de lidar com a necessidade de aumento da equipe e aumento do valor da hora/aula, o que acarretou num crescimento dos custos acima da capacidade de arrecadação atual: como escola, a João de Barro recebe a mensalidade dos responsáveis pelas crianças que frequentam o espaço; como ponto de cultura, participa de editais nas áreas de arte e cultura como forma de complementar o orçamento. Contudo, desde 2022, a João de Barro lida com a falta de editais para financiar os pontos de cultura e com uma taxa de matrículas menor que a prevista. Assim, busca, através desta campanha, resolver essa questão emergencial do caixa até que mais matrículas e editais estejam alcançados.

A representação jurídica da Escola João de Barro é o Instituto Educultural Brincarte, uma associação sem fins lucrativos; funciona todos os dias da semana das 8h às 18h, recebendo crianças a partir de 1 ano e meio.

A proposta pedagógica da “Casa João de Barro – educação infantil” deu tão certo que chamou atenção internacional, fazendo com que conseguissem integrar o Movimento nacional dos Quintais Brincantes que é relatado no documentário abaixo, que conta com a participação da diretora da Casa João de Barro, Monalisa Couto.  

Quem quer conhecer melhor o trabalho da Escola e Ponto de Cultura João de Barro, pode acessar o perfil do Instagram da Casa João de Barro.

Para colaborar na campanha, acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-emergencial-para-escola-de-educacao-infantil-casa-joao-de-barro

Ou Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 3746050@vakinha.com.br

Rede Alegrias e Saúva

A Casa João de Barro, desde 2023, faz parte também da Rede Alegrias, grupo de economia solidária e moeda local, que busca circular cada vez mais a economia local, de Paraty. A escola ainda entrou para mais uma importante rede nacional: a Saúva Jataí, que atua, entre outros setores, em prol de uma educação regenerativa.

Com o financiamento dessa campanha, de acordo com a diretora Monalisa Couto, espera-se garantir o pagamento das contas base da sede até o final do ano e parte da equipe, contribuindo assim com a busca pela sustentabilidade e continuidade de ações.

Compartilhar: